12 alimentos saudáveis para matar sua vontade de comer doce
Sabe aquela vontade inexplicável de comer um brigadeiro, pudim ou bolo? Por mais gostoso que pareça, ingerir alimentos adocicados pode fazer você ganhar uns quilinhos e, dependendo da quantidade de açúcar ingerido, ainda aumentar o risco de desenvolver algumas doenças, como obesidade e diabetes.
Mas, se você quer evitar os problemas causados pelos doces, não precisa passar vontade. O "Business Insider" reuniu 12 alimentos saudáveis que podem ajudá-lo nessa batalha contra o açúcar.
Veja 12 alternativas saudáveis para o doce
-
Castanhas
Fonte de gorduras boas, proteínas e fibras, as castanhas são opções saudáveis e que saciam. A vantagem é que elas podem ser consumidas in natura ou misturadas com frutas secas, para se "transformarem em docinhos". Experimente bater uma porção de tâmaras (ou ameixas) com coco ralado, nozes e uma colher de chá de cacau em pó até transformá-los em uma massa que pode ser modelada com as mãos. Faça bolinhas e passe no coco ou no cacau. Leia mais
-
Ameixa seca
Assim como a uva passa, a ameixa seca é rica em fibras e nutrientes e tem um sabor bastante doce. Isso quer dizer que ela é uma alternativa saudável ao brigadeiro após o almoço.
-
Smoothie
Se você está com vontade de comer algo doce e precisa de um lanche rápido, um smoothie de frutas vermelhas pode ser boa opção. O sabor adocicado das frutas combinado ao efeito de saciedade do iogurte acaba com seu desejo por açúcar na hora. Isso sem contar com todos os nutrientes desses alimentos.
-
Batata-doce
Elas são nutritivas, doces e saciam. Apesar de conter em sua maioria carboidratos, as batatas-doces também têm fibras e diversas vitaminas e minerais, incluindo vitamina A, C e potássio. Considerando que algumas pessoas têm vontade de ingerir doce porque não comeram o suficiente ao longo do dia, incluir uma fonte de carboidrato nas refeições pode combater o vício em açúcares.
-
Uva passa
Elas são ricas em fibras, potássio e ferro. Ingerir uma uva passa em vez de tomar sorvete ou comer um brigadeiro dá a você um gostinho de doce e garante (muito) mais nutrientes.
-
Iogurte
Experimente um iogurte natural ou desnatado com chia ou aveia e cacau em pó ou mel para adoçar. Além de ter menos calorias do que uma sobremesa comum, o iogurte é rico em proteína e cálcio.
-
Leguminosas
Lentilha, feijão e grão-de-bico são ótimas fontes de fibras e proteínas. Ambos os nutrientes aumentam a sensação de saciedade.
-
Chicletes ou balas sem açúcar
Mascar chiclete ou chupar uma bala pode ser uma ótima maneira de controlar sua vontade por doces. Os que são feitos com adoçantes artificiais têm sabor doce, mas contêm um número mínimo de calorias e nada de açúcar.
-
Sementes de chia
Elas são fontes de nutrientes importantes como ômega 3, além de fibras solúveis, que absorvem água e viram uma substância parecida com uma gelatina no estômago, ajudando a manter você satisfeito por mais tempo e prevenindo a vontade de doces.
-
Barras de cereais
Nem todas as barrinhas são saudáveis, com algumas repletas de açúcar e gordura. Porém, existem opções ótimas, ricas em aveia integral e adoçadas com frutas desidratadas ou frescas. Barras que contêm açúcares saudáveis, como de coco ou mel, também são bem-vindas. Mas é bom não exagerar, afinal, eles continuam sendo açúcares.
-
Chocolate amargo
Pois é, o chocolate não precisa sair da sua dieta, basta escolher opções mais saudáveis, como os amargos, com 70% de cacau ou mais. Ricos em polifenóis, esses doces podem melhorar a saúde do coração. Entretanto, assim como as opções "normais" (ao leite), os amargos também contêm gordura e açúcar. Então, é bom saber quando parar --dois quadradinhos são suficientes.
-
Frutas vermelhas
Apesar de terem o gosto adocicado, são ricas em fibras e contêm pouco açúcar. Isso faz delas uma boa opção para quando a vontade de comer doce é ligada ao hábito, não a fome. As frutas vermelhas ainda têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, ajudando a reduzir o risco de doenças do coração e diabetes.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.