Conteúdo de Marca

Este conteúdo é uma produção do UOL Content_Lab para Vida V e não faz parte do conteúdo jornalístico do UOL. Publicado em setembro de 2022

Toda dor importa

As doenças mentais são tão sérias - e tratáveis - quanto as físicas. Cuide do que você sente

oferecido por Selo Publieditorial

Nem todo sofrimento precisa ser sentido na pele. As doenças mentais e a dor psíquica não são menos importantes ou sérias do que problemas físicos. Elas também podem prejudicar gravemente nossa saúde e nossas vidas. E, felizmente, elas também são tratáveis. É muito importante para nossa vida e nossa saúde termos alguém para quem possamos dizer, com sinceridade, onde dói.

Setembro Amarelo

Desde 2014, o Brasil vem se acostumando a falar de saúde mental pelo menos uma vez por ano. Há oito anos, o Conselho Federal de Psiquiatria criou a Campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio. E essa conscientização passa, necessariamente, por uma conversa franca sobre saúde mental. Segundo dados da própria campanha, cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. No entanto, mais da metade dessas pessoas nunca se consultou com um profissional de saúde mental.

Essa baixa procura por ajuda, mesmo entre pessoas cujo sofrimento era tão grande que culminou no pior desfecho possível, tem várias causas.

Uma dessas causas é justamente o estigma da saúde mental. A falsa crença de que doenças mentais são "frescura", "coisa de rico", "coisa de quem não tem o que fazer", enchem muita gente de culpa e vergonha de procurar ajuda.

Outro obstáculo é o acesso. Os tratamentos, muitas vezes, são longos, e difíceis de serem mantidos na rede pública. Os valores para consultas frequentes na rede privada reforçam ainda mais a ideia de que transtorno mental é um problema só para quem tem dinheiro. Mas não é assim. Para facilitar o acesso a profissionais também de saúde mental, as assinaturas Vida V Saúde Flex ou Vida V Saúde Top para a Família garantem descontos em consultas com psiquiatras e psicólogos, e custam a partir de R$ 70.

Quando procurar um psicólogo ou psiquiatra?

Um passo bastante importante, mas que pode ser difícil, é respeitar sua dor. Ou seja: não minimizar problemas e angústias que você possa estar sentindo. Isso pode te afastar de profissionais de saúde que poderiam ajudar - e muito.

Não é preciso estar em uma crise emocional para procurar um psicólogo, por exemplo. Há pessoas que buscam a psicoterapia por estarem refletindo sobre suas vidas, por estarem passando por momentos de mudanças. Já as mudanças bruscas de humor, reações desproporcionais, alterações no sono e apetite podem valer uma consulta com o médico psiquiatra.

Quando algo da rotina começar a interferir na qualidade de vida por questões emocionais, é hora de conversar com um profissional da saúde mental. E esse passo pode ser bem simples, com uma consulta online — que pode ser realizada de qualquer lugar onde haja conexão de internet, inclusive do celular. Além da agilidade no atendimento, o recurso garante praticidade e economia para quem busca ajuda, evitando deslocamentos desnecessários ao consultório.

O que FAZER diante de uma pessoa em sofrimento psíquico:

O que NÃO FAZER diante de uma pessoa em sofrimento psíquico:

Onde buscar ajuda

A assinatura Top do Vida V garante descontos em consultas com psicólogos e psiquiatras, além de acompanhamento gratuito e ilimitado com clínico geral, via telemedicina, com descontos de até 35% na compra de medicamentos, entre outros benefícios.

Serviços de Saúde Gratuitos
CAPS e Unidades Básicas de Saúde (Saúde da família, Postos e Centros de Saúde).
Emergência SAMU 192, UPA, Pronto Socorro e Hospitais.
Centro de Valorização da Vida - CVV 188 (ligação paga) ou www.cvv.org.br para chat, Skype, e-mail e mais informações sobre ligação gratuita.

A saúde mental é como a saúde física. Também precisa ser cuidada sempre e, também nesse caso, é melhor prevenir do que remediar. As regras que valem para o coração, valem para a mente: ter uma vida ativa, com amigos ou rede de apoio, dormir e alimentar-se bem e ter momentos de relaxamento como parte da rotina. Tudo isso ajuda quem já está precisando e previne problemas para quem está bem.

Você importa, cuide-se. O Vida V é o cuidado que te acompanha nesta jornada.

Topo