Topo

Cardápios para Emagrecer

Dicas de alimentação

Táticas que vão ajudar você a comer de forma mais saudável e perder peso


Curinga no cardápio, tomate é nutritivo e traz vários benefícios à saúde

iStock
Imagem: iStock

Colaboração para VivaBem

15/09/2022 04h00

Além de dar sabor a diferentes pratos, o tomate é muito nutritivo. O alimento é fonte de vitaminas A, B, C, K e minerais como fósforo, potássio, cálcio, magnésio e ferro. Também tem licopeno, substância que dá a cor vermelha ao fruto e possui ação antioxidante, reduzindo o risco de diversas doenças. Veja a seguir 3 benefícios que você colhe ao incluir o tomate no seu cardápio.

1. Proteção contra o câncer O consumo de tomate reduz o risco de câncer de próstata, de pulmão e de estômago. O licopeno é um dos elementos que desempenham esse papel protetivo, pois impede a proliferação de vasos sanguíneos que nutrem as células tumorais, impedindo seu crescimento. O licopeno é ativado adequadamente quando o tomate é aquecido (em molhos, carnes, assado).

2. Faz bem para o coração Estudos apontam que uma dieta com baixos níveis de licopeno e betacaroteno está associada a um maior risco de problemas cardiovasculares, como infarto e AVC. O licopeno ajuda a baixar o colesterol ruim (LDL) e reduz o estresse oxidativo.

3. Boa visão Sendo um alimento rico em vitamina A, o tomate é benéfico para a saúde ocular, já que o nutriente é fundamental para o funcionamento da retina. Sua deficiência está associada a uma série de doenças da visão. Outros componentes do tomate benéficos aos olhos são a luteína e a zeaxantina, além do licopeno, que combate os radicais livres.

Já estamos acostumados a consumir tomate no almoço e no jantar —na salada, no molho, na sopa, com carnes ou junto de outros legumes refegados e assados. Mas o fruto também pode estar no seu café da manhã, na omelete, na tapioca ou em um queijo quente, por exemplo, como sugerido em Cardápios para Emagrecer, programa de VivaBem exclusivo para assinantes.

Assine o UOL para acessar os mais de 90 cardápios já disponíveis e outros conteúdos exclusivos. Para receber gratuitamente dicas de alimentação, cadastre-se na newsletter de VivaBem.