PUBLICIDADE

Topo

Cardápios para Emagrecer

Dicas de alimentação

Táticas que vão ajudar você a comer de forma mais saudável e perder peso


Quem come bem vive melhor: veja três benefícios de cuidar da alimentação

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto
só para assinantes

Colaboração para VivaBem

07/07/2022 04h00

Dietas da moda vão e vêm, com promessas milagrosas de uma revolução na saúde e no emagrecimento. Mas a verdade é que não existe segredo: alimentação equilibrada e com variedade de nutrientes é o que realmente faz a diferença. Bem-estar e perda ou manutenção do peso devem ser complementares. Por isso, relembramos aqui três de alguns dos vários benefícios para quem come bem, além da redução de medidas:

1. Fortalecimento da imunidade

Alimentação rica em vitaminas e minerais, acompanhada de prática de atividade física regular e boa hidratação, tem um papel importante no fortalecimento da imunidade, pois ajuda o corpo a estar mais preparado para lidar com infecções virais e bacterianas. Quem come mal fica mais suscetível à evolução de doenças.

2. Melhora na disposição

Tanto o excesso como a falta de nutrientes provocam alterações metabólicas que podem levar ao cansaço. Para ter mais disposição, é preciso ingerir quantidades adequadas de carboidratos, proteínas, lipídeos, minerais e vitaminas. Essa é a melhor forma de fornecer energia para as células do corpo trabalharem de maneira mais eficiente.

3. Melhora o sono

Uma alimentação adequada pode reduzir a inflamação do intestino, fazendo com que os hormônios do sono sejam produzidos de forma eficiente. Para isso, é importante diminuir o excesso de açúcares refinados e doces e priorizar alimentos anti-inflamatórios, como verduras, legumes, frutas, grãos, raízes, azeite e castanhas. Aliás, as frutas têm influência direta na redução da inflamação intestinal.

Em Cardápios para Emagrecer, as refeições são pensadas para que você se alimente bem, cuidando da saúde e do peso. Os menus são exclusivos para assinantes UOL —assine aqui. Para ter os cardápios e dicas no email, basta quem é assinante UOL se cadastrar na newsletter de VivaBem. Quem não é assinante também pode se cadastrar e receber gratuitamente dicas para uma alimentação mais saudável.