Topo

Cardápios para Emagrecer

Dicas de alimentação

Táticas que vão ajudar você a comer de forma mais saudável e perder peso


Parou de emagrecer? Veja como driblar o efeito platô

iStock
Imagem: iStock

29/07/2022 04h00

Em um processo de emagrecimento, mesmo quem segue a dieta à risca e faz exercícios regularmente vai passar por alguns momentos em que o peso fica estagnado por dias ou até semanas.

É o chamado efeito platô, que ocorre pois nosso corpo tende a se adaptar à alimentação e ao treino, tornando-se mais eficiente para economizar energia e poupar os estoques de gordura —que, no passado, em tempos de escassez, eram uma reserva vital.

"O organismo não quer emagrecer, pois acha que vai ficar sem energia e morrer de forme. Então, ele se regula para gastar menos calorias e poupar a gordura corporal", explicou o endocrinologista Marcio Mancini em reportagem de VivaBem. Veja como combater isso:

  • Aumente a intensidade dos treinos Com exercícios mais intensos, o gasto de energia corporal vai aumentar e levar à perda de peso.
  • Ajuste a alimentação Mantenha um cardápio equilibrado, com carnes, ovos, verduras, legumes, frutas. Você pode até aumentar um pouco o consumo de alimentos naturais, especialmente proteínas, para o corpo entender que não está em um momento de escassez. Não se prive de nutrientes e coma carboidratos integrais, privilegiando as fontes naturais (batata-doce, abóbora, mandioquinha etc.).

Prato cheio que emagrece

Ninguém precisa (nem deve) ficar com fome o dia todo para diminuir a barriga. Em uma dieta saudável, que foca no consumo de alimentos naturais, é possível emagrecer comendo de tudo. Essa é justamente a proposta de Cardápios para Emagrecer, programa de VivaBem em que assinantes UOL recebem semanalmente 5 cardápios, com 5 refeições cada, para cuidar da saúde e do peso com equilíbrio.

Tradutor: Colaboração para VivaBem