Topo

Cardápios para Emagrecer

Dicas de alimentação

Táticas que vão ajudar você a comer de forma mais saudável e perder peso


Entenda por que o estresse pode prejudicar o emagrecimento

iStock
Imagem: iStock

Colaboração para VivaBem

20/06/2022 04h00

O estresse excessivo não combina nada com um estilo de vida saudável: prejudica a saúde, o sono e a alimentação, o que pode fazer você engordar (ou ter dificuldade de emagrecer).

Situações estressantes ativam mecanismos de defesa do corpo e estimulam a produção de hormônios como a adrenalina e o cortisol, como explicou a colunista de VivaBem Paola Machado. O nível elevado de cortisol (hormônio do estresse), por exemplo, inibe a produção de testosterona --substância que participa da construção muscular e da queima de gordura.

Além disso, quando está estressado, o organismo entende que precisa de energia para fugir ou lutar, aumentando o nível de açúcar (combustível) no sangue. Só que você não vai usar essa energia se a tensão for gerada pelo trabalho, né? Então, esse combustível é estocado em forma de gordura.

Outro ponto é que o estresse costuma ser gatilho para a fome emocional, fazendo com que você coma mais alimentos calóricos e poucos saudáveis para aliviar o sentimento. Para diminuir a tensão no dia a dia, invista em táticas como praticar exercícios, meditar, fazer alongamentos ou ter um hobby.

Coma com prazer!

Em Cardápios para Emagrecer VivaBem, as refeições são pensadas para você se alimentar com prazer e ganhar saúde. Assine o UOL e veja todos os menus da semana, além de ter acesso a vários outros conteúdos exclusivos.