PUBLICIDADE

Topo

Cardápios para Emagrecer

Dicas de alimentação

Táticas que vão ajudar você a comer de forma mais saudável e perder peso


Dê um basta no sedentarismo e ganhe saúde com estes três primeiros passos

iStock
Imagem: iStock
só para assinantes

De VivaBem

09/06/2022 04h00

Fazer exercícios regularmente é essencial para ter saúde, bem-estar e prevenir doenças, e ainda ajuda no processo de emagrecimento —apesar de a alimentação ser a principal ferramenta para a perda de peso, o treino melhora o sono e controla o estresse e a ansiedade, fatores que podem levar ao exagero na comida.

Se você quer usar a atividade física e a boa alimentação como aliadas da saúde, invista nestes três passos sugeridos pela nutricionista e profissional de educação física Taise Spolti:

1 - Procure um médico e faça um check-up para saber quais são as condições do seu corpo para começar a se exercitar. Depois, busque um profissional de educação física para montar um treino adequado para seus objetivos e condicionamento.

2 - Mude sua alimentação aos poucos. Comece pelo básico, trocando o tipo de açúcar que você usa, depois reduzindo o alimento até ele se tornar raro no cardápio. Carboidratos brancos (arroz, pão, macarrão) podem ser substituídos por integrais. Já o refrigerante pode ser trocado por sucos e, depois, pela água. Para ter uma alimentação ainda melhor, busque orientação de um especialista para planejar suas refeições —em Cardápios para Emagrecer VivaBem, assinantes UOL recebem semanalmente cinco menus elaborados pelo nutricionista Victor Machado.

3 - Organize-se! Para manter o foco no objetivo de abandonar o sedentarismo, evite adicionar muitas atividades à rotina. Comece aos poucos, mas seja consistente. Escolha algo que faça bem a você e coloque o exercício físico em um horário da agenda que seja fácil de manter e você não tenha outros compromissos —bem cedinho, ao acordar, ou na hora do almoço, por exemplo.

Boa alimentação e exercícios: uma combinação perfeita

Em Cardápios para Emagrecer, assinantes UOL recebem todos os sábados cinco menus com sugestões de refeições equilibradas, para quem quer cuidar da saúde e emagrecer, além de orientações e dicas sobre alimentação e bem-estar.

Para ter os cardápios e dicas no seu email, basta quem é assinante se cadastrar na newsletter de VivaBem. Quem não é assinante UOL também pode se cadastrar e receber dicas para uma vida saudável.