Topo

Vamos Falar Sobre o Luto?

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Arlequim chora pelo amor da Colombina: como administrar coração partido?

Passeantes aproveitam bloco Chora Me Liga - Ricardo Borges / UOL
Passeantes aproveitam bloco Chora Me Liga Imagem: Ricardo Borges / UOL

Colunista do UOL

16/02/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A vida pode ser ao mesmo tempo maravilhosa e devastadora. O que nos presenteia com alegrias e também quebra nossos corações. Assim como a dualidade da famosa marchinha de Carnaval: em meio a festa da alegria alguém chora por ter o coração partido.

Por que nossos corações são tão quebráveis? Porque os corações humanos são feitos para se apegarem.

Se tivermos sorte, é isso.

Se tivermos sorte, amamos. Se tivermos sorte, tornamo-nos apegados.

Nossos amores e apegos são o que dão significado e alegria às nossas vidas fugazes e desafiadoras.

Mas —e este pode ser o maior problema em toda a existência humana!— há um outro lado inevitável da alegria da conexão: sempre que nossos amores e apegos são ameaçados ou interrompidos, nossos corações começam a se partir.

Nossos corações se partem quando amamos alguém e essa pessoa morre, quando nos separamos, quando uma pessoa próxima adoece, quando perdemos o emprego, e talvez por mais uma centena de motivos.

Ao longo de nossas décadas de vida, cada um de nós tem ou terá um coração partido demais para suportar.

O quanto nossos corações se partem cada vez que perdemos algo geralmente é uma medida de duas variáveis: a força do vínculo de apego e a gravidade da ameaça ao vínculo.

Claro, o coração partido não pode realmente ser quantificado. Como acontece com todas as experiências emocionais e espirituais, não existe uma unidade de medida objetiva. Não podemos pesá-lo em uma balança ou medi-lo com uma fita métrica.

Entretanto, embora não se possa atribuir um número preciso ao coração partido, sabemos instintivamente o quanto nos sentimos quebrados por dentro.

Algumas perdas doem apenas uma pontada. Outras são dolorosas, mas administráveis. E algumas perdas nos derrubam e arrancam o coração do peito.

Usando a citação de Earl Grollman:

"A pior dor é aquela pela qual você está passando agora".

Amor e apego são realmente maravilhosos, mas as circunstâncias da vida são impermanentes. Não importa o quão devotadamente amamos e tentamos proteger nossos apegos, a Terra gira. Os anos passam. As coisas mudam.

A vida é uma mudança constante, isso significa que as circunstâncias nas quais amamos e nos apegamos também estão mudando constantemente. Não importa o quanto tentemos administrar os riscos e controlar nossos destinos, inevitavelmente acontecem coisas que podem transformar as nossas vidas.

A menos que não amemos ou nos apeguemos, é claro. Mas que tipo de vida seria essa?

Quem tem um coração partido sofreu uma lesão. Mas não está doente. O luto não é uma doença ou enfermidade. Também não é um transtorno. Não há nada intrinsecamente "errado" com você. Em vez disso, algo externo o afetou.

Vamos também concordar que nossos corações podem ser partidos e felizes ao mesmo tempo?

Algumas perdas são simultaneamente ganhos. Por exemplo, um divórcio pode ser uma perda dolorosa e um recomeço esperançoso.

E às vezes uma perda significativa acompanha uma alegria profunda, como quando uma família vivencia a morte de um idoso e o nascimento de um bebê no mesmo mês.

A palavra "ambivalência" significa sentir duas forças opostas ao mesmo tempo.

Se você é ambivalente agora, se seu coração está triste e alegre, você também precisa e merece os primeiros socorros.

Digamos que você caia de uma escada e quebre o braço. Você ouve o barulho. Sente a dor. Você vê que seu braço agora se dobra para o lado errado. O que você faz? Ignora a lesão e continua com seu dia e sua vida da melhor maneira possível? Finge que nada aconteceu? Ou corre para o pronto-socorro porque é uma emergência?

Muitas pessoas com o coração partido tentam ignorar seus ferimentos e continuar suas vidas em busca da normalidade. Não recebem atendimento imediato. Não procuram primeiros socorros.

A trajetória do luto não deve ser uma jornada solitária. Afinal tem mais de mil palhaços no salão, e você pode chorar no meio da multidão.