Topo

Vamos Falar Sobre o Luto?

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Wellmania, comédia da Netflix, é também uma série sobre o luto

Divulgação/Netflix
Imagem: Divulgação/Netflix

Colunista do UOL

14/04/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

À primeira vista, Wellmania (Netflix) é pura comédia. No papel da protagonista Liv Healy, a australiana Celeste Barber (celestebarber.com) faz rir já na foto oficial de divulgação. A imagem da "rainha da comédia australiana" é tão conhecida mundo afora que ela nem precisa estar em movimento para arrancar sorrisos.

Com mais de 9,5 milhões de seguidores no Instagram, Celeste se tornou popular justamente por seus vídeos engraçados em que faz paródias de conteúdos sexy postados por modelos e influencers saradas. Por tudo isso, a tendência de quem chega a Wellmania é pensar que essa é uma série sobre a busca pelo bem-estar e a boa forma, ideia que se torna ainda mais forte depois de ler a sinopse da história:

Uma escritora gastronômica vive de festa em festa, até que um problema de saúde estraga tudo. Agora, ela está disposta a pagar qualquer preço para melhorar.

Baseado no livro homônimo de Brigid Delaney, Wellmania trata, sim, da obsessão por meditação, dieta, exercícios, mindfulness e etc. etc., mas guarda nas entrelinhas um outro sentido para a expressão que lhe serve de título. Wellmania é também a mania de estar bem (ou parecer) em qualquer circunstância —mesmo as mais sofridas.

Bem, precisamos falar sobre o luto e é disso que a série trata: da obsessão em excluir a tristeza. Liv, a protagonista, evita demonstrar o luto pela morte do pai para não perturbar os outros, para não ser "mais um peso" para a família e para fugir da sensação de culpa que a acompanha desde o dia D. Todos esses sentimentos mal digeridos —e tudo o que ela ingere para não ter de lidar com eles— é que vão colocar sua saúde em risco.

O roteiro da serie é hábil em revelar o drama aos poucos, bem mais lentamente do que esse texto o fez até aqui. Prefiro não me estender muito sob o risco de contar demais, mas deixo a dica de que nessa primeira temporada, o ponto alto —ao menos sob o prisma do luto— é a visita de Liv a uma família enlutada, oportunidade que aparece de surpresa quando ela pega carona com uma doula especialista em cuidados paliativos. É a vida dando um jeito de fazer com que Liv olhe para a morte. E paramos por aqui porque já chega de spoiler!