Topo

Taise Spolti

De tudo que vemos na internet, o que vale a pena fazer para ser saudável?

Getty Images
Imagem: Getty Images

Colunista do UOL

06/06/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Quando a gente procura no Google palavras chave como: ser mais saudável, como emagrecer saudável, o que é ser saudável...

Ou então, quando entramos nas redes sociais e somos metralhados de informações acerca de como ser mais saudável, como emagrecer, como isso, como aquilo. Recebemos tantas informações de todos os lados que, convenhamos, acabamos não sabendo em quem acreditar.

Das coisas mais sinceras e que não podemos negar, nem eu como profissional, nem você como leitor ou leigo no assunto, é que certas coisas são indispensáveis e não merecem ser discutidas, afinal são comprovações cientificas já determinadas, tais como:

Diminuir o consumo de açúcares, de álcool, não fumar, diminuir consumo de frituras, de gorduras saturadas, não consumir gorduras trans, evitar o consumo de ultraprocessados e fazer atividade física pelo menos 3 a 4 vezes na semana.

Se só levássemos em consideração esses princípios básicos da manutenção da saúde, todos os marcadores de consumo e de saúde na população brasileira (e mundial) seriam melhores. E não estou falando em obesidade e sobrepeso, mas sim sobre desnutrição (má qualidade nutricional), doenças recorrentes, transtornos alimentares, doenças crônicas metabólicas, canceres.

Mas o problema é que aliado a isso temos uma sociedade que tem acesso a informação, e muitas delas não são de qualidade, fazendo uma eterna confusão entre as dicas dadas por profissionais que querem ajudar apenas uma nata da sociedade (pois sabemos que muitas coisas são inalcançáveis para a maior parte da população), ou então dicas sem fundamento de quem apenas resolveu compartilhar algo que 'deu certo' para uma pessoa e pode ser que dê certo para a 'humanidade'.

Entre esses dois extremos, temos a verdade sobre o equilibrio que é poder viver com saúde, sem extremismos, sem modismos, colhendo os frutos dos bons hábitos, e sem ter que apertar o financeiro por isso.

Para isso, separei algumas dicas fundamentais que considero importantes para qualquer ser humano ser mais saudável, baseando-me em evidências, mas também na herança cultural que existe por trás de muitos 'rituais', além da obviedade de alguns itens que estão aqui na minha lista, espero que gostem:

1. Limpar a língua pela manhã antes de fazer a primeira refeição: tenho certeza que você já viu propaganda de limpadores de língua, e pode ser que nesse momento você não queira investir nisso, mas investir nesse momento de limpeza da língua pela manhã te traz benefícios incontáveis.

Tenho certeza, inclusive, de que se você pudesse olhar sua língua em um microscópio, não hesitaria em fazer isso. A boca é a porta de entrada para tudo, assim como nossos olhos, ouvidos e nariz. A raspagem da língua é uma herança que temos da tradição Ayurveda.

Com essa limpeza, que pode ser feita inicialmente por uma escova de dentes limpa e nova (não use a mesma que escova os dentes) ou então pelos raspadores específicos, retira resíduos, mucos, toxinas, fungos, bactérias, micro-organismos que vivem nesse ambiente quente e úmido e com restos de comida e fluidos, e que em contato com a microbiota intestinal pode acarretar em uma disbiose, ou seja, desequilíbrio entre a microbiota saudável e a não saudável.

2. Limpar o nariz diariamente: veja bem, nem a dica de cima, nem essa, precisa investir nada que não seja tempo. Serão 5 minutos do seu início de dia que farão muitas diferenças de como é o equilíbrio e defesa do seu organismo.

A limpeza das narinas e das vias aéreas superiores evita infecções e retira fluidos e mucos, que são ambientes também de cultura viral e bacteriana. Ela também reduz sintomas de alergias e melhora a defesa do local, por ser outra porta de entrada de vírus e micro-organismos.

Fazendo a limpeza diária, diminuímos também os efeitos da poluição e melhoramos a umidade, principalmente para pessoas que moram em locais secos e com alta poluição do ar.

Para a limpeza é necessário usar soro fisiológico, em temperatura igual a do nosso corpo (aquecer no micro-ondas pode ajudar) e aplicar com uma seringa entre 5 a 10 ml em cada narina, colocando a cabeça de lado para que o soro possa fazer o percurso de um lado ao outro saindo pela narina contrária a que está sendo aplicado o soro. Repetir isso uma vez em cada lado.

Para guardar, o soro após aberto deve ser mantido na geladeira, e jogado fora após 7 dias de embalagem aberta.

3. Retirar o sapato ao entrar em casa: parece óbvio? você deve ter pensado: ah não né...pára Taise! Bom, mas o obvio precisa ser dito, e acreditem, ainda é comum que pessoas entrem em casa, inclusive visitas que eu ouso chamar de 'desavisadas', com os sapatos da rua.

Mesmo que não esteja chovendo, com barro ou lama, ou sapato especial, o sapato que foi usado na rua deve ficar na porta de casa e não sapatear pela casa toda até o quarto.

Se você não tem problemas com isso, imaginemos então seus pés tocando tudo lá na rua. Você passou por locais onde têm resquícios de fezes, urina, cuspes, poluição, patas de animais, sapatos de outras pessoas, químicos diversos, poluição, lixo, terra, comida estragada... tudo que você imaginar, está no chão que pisamos na rua.

O sapato serve justamente para proteger nosso corpo de ter acesso a isso tudo. Então, por que levar para dentro de casa, grudar no tapete, no chão onde até a criança da casa vai colocar brinquedos e depois levar a boca? Imaginemos todos os cenários possíveis, e em nenhum deles o sapato da rua será bem-vindo dentro de casa.

4. Tomar 1 copo de água em temperatura ambiente logo ao acordar: melhora o ambiente interno do estômago e intestino, preparando-o para receber alimentos, além de que esse primeiro consumo do dia estimula o peristaltismo. Inicialmente você já sentirá os efeitos de melhora do trânsito intestinal nos primeiros dias.

Sem contar que muitas pessoas 'esquecem' de ingerir água ao longo do dia, isso já soma então como uma meta a ser alcançada logo de manhã. Para isso, apenas deixe uma garrafinha de água ou um copo cheio ao lado da cama, quando acordar, já consuma-a e siga o dia.

5. Incluir vinagre de maçã na alimentação: a verdade é que qualquer outro vinagre já é o suficiente. O vinagre é um processo de fermentação que gera resíduos importantíssimos para o corpo, principalmente para o equilibrio da microbiota, já que o vinagre é um ácido graxo de cadeia curta (especificamente propionato, butirato e acetato).

Os micro-organismos da nossa microbiota no geral produzem AGCC, mas com o passar da idade e também com os hábitos alimentares e até das emoções, a produção fica ineficaz, e sabemos que os AGCC são indispensáveis para a acidificação do ambiente intestinal fazendo com que se torne inóspito para patógenos, e eles geralmente sobrevivem em ambientes de pH alcalino.

Os AGCC produzem enzimas especificas que estimulam a expressão gênica do citocromo no fígado, que favorece a destoxificação natural e eficiente do corpo, eliminando toxinas, evitando a ressíntese de hormônios já degradados. Além disso, auxiliam na metabolização de hormônios, medicamentos, metais tóxicos, xenobióticos e outros.

Sim, por isso se defende tanto o consumo de vinagre de maçã (por ter uma cultura fermentativa diferente dos demais), mas qualquer outro vinagre que lhe agrade, como o de coco, vinho tinto ou vinho branco, arroz, mas evite o de álcool.

Agora, vamos relembrar

Se você fizer a lista básica e primordial de hábitos saudáveis que listei lá em cima, já estará na curva saudável da população, diminuindo e prevenindo as doenças crônicas, melhorando a saúde no geral, imunidade, defesas, respostas, diminuição de inflamações e prevenção, principalmente, de câncer.

Mas e se você pudesse incluir mais outros hábitos essenciais a saúde e que são diferentes, ou seja, um 'algo a mais' na sua rotina, sem ter que cair em modismos ou no terrorismo nutricional? Aposte nesses 5 itens que listei!

Não esqueça de enviar essa matéria para seus amigos e familiares, e me conta no meu Instagram o que você achou dessas dicas simples e muito poderosas.