Topo

Taise Spolti

Está precisando reduzir consumo de doces? Aproveite essas dicas

iStock
Imagem: iStock

Colunista do UOL

25/04/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A redução do consumo de açúcares, consequentemente de doces, é bem estimulada por qualquer profissional da área da saúde para que os indivíduos tenham muitos aspectos de melhora: seja nos parâmetros bioquímicos, resistência periférica insulina, diabetes, controle de peso, controle de doenças que se enquadram no distúrbio metabólico. Mas também para fins estéticos, já que sabemos que o açúcar está diretamente relacionado ao envelhecimento celular, e isso corrobora com o envelhecimento da pele, celulite, flacidez.

Não precisamos ir muito além em estudos para saber disso que estou falando, e provavelmente, mesmo não querendo, você já deve ter diminuído o consumo de açúcares da alimentação ao longo dos últimos anos, afinal é bem definido que a redução só traz benefícios à saúde da população, e quando falamos em políticas públicas, a diminuição é orientada há muitos anos.

Mas então, se você já está atento a isso e sabe que precisa reduzir o consumo, por onde começar, e como fazer de forma certa para que a redução não lhe cause mais desejo de consumo?

E digo isso pois as dietas restritas ou posturas alimentares mais rígidas podem causar ou estimular transtornos e ser um gatilho para que você deseje cada vez mais, ao invés de ser o contrário, e como queremos que isso não aconteça, separei algumas dicas que são muito úteis na redução:

1. Não corte!

As dicas mais antigas de imediatamente fazer restrição do consumo de açúcar já não são mais estimuladas para o público geral, a menos que tenha orientação estrita para controle de diabetes, por exemplo. A restrição do açúcar de forma brusca pode fazer com que você queira e deseje o consumo, e isso não se enquadra em uma postura benéfica. Ao invés de cortar, reduza. Se você consome duas colheres no café, passe para uma colher e meia, depois de alguns dias, vá para uma colher, meia colher... até que o seu paladar esteja acostumado com o amargo.

2. Estimule o paladar amargo

O amargo está associado a uma proteção do nosso organismo para evitar que a gente consuma coisas perigosas na natureza. Isso é uma herança do nosso passado evolutivo, por isso é comum que o amargo assuste e seja evitado. Mas isso não quer dizer que ele não seja bom, muito pelo contrário, o amargo e alimentos amargos geralmente são muito poderosos, e mesmo que não, o amargo é o oposto do doce nas sensações cerebrais. Um gera prazer e conforto, outro gera medo, repulsa e desconforto. Para que consigamos equilibrar a redução do doce, é essencial que a gente estimule o gosto pelo amargo, isso gera automaticamente o que chamamos de 'busca pelo amargo'. Cada vez que você consome algo mais amargo que o habitual, seu paladar e as sensações cerebrais relacionadas ao prazer também se adaptam e fazem com que você procure mais por ele. Você já deve ter percebido isso ao ver apaixonados por cerveja escura, cerveja bem forte, alimentos fermentados e por alimentação oriental, nas quais o fator amargo pode contribuir com o umami. Para isso, comece incluindo alimentos amargos ao longo do seu dia, seja aipo, saladas verde-escuras, brotos e alimentos fermentados como tofu. Uma vez ao dia, depois duas vezes, e vá incluindo isso ao longo das refeições.

3. Deixar o açúcar de lado não significa viver sem doce

Se o seu paladar é mais fortalecido para o gosto doce, além de fazer o estímulo para o amargo, tenha sempre com você opções doces para agradar seu paladar. Sejam elas: frutas, snacks saudáveis, bolos funcionais, doces caseiros. Seja o que for, não se preocupe em deixar 100% o doce de lado, mas mantenha o doce na sua vida e na sua rotina, contra balanceando com a dica do amargo e fazendo a troca do açúcar.

4. Invista, inicialmente, em açúcar de coco, mascavo ou demerara

Depois de alguns dias ou semanas se adaptando, você perceberá que o uso vai ter diminuído, e que o uso de adoçantes não será necessário, e muitas vezes nem bem-vindo, afinal o sabor é desagradável e você só não se deu conta pois fez a troca sem perceber que necessitava treinar o paladar de forma mais saudável e limpa.

5. Caso você goste de cozinhar, tenha sempre em casa o açúcar mais integral possível, como o mascavo e de coco

Mas se a orientação seja mesmo a restrição através do profissional médico que te acompanha, invista em xilitol ou eritritol, eles conseguem manter sua glicemia controlada, não afetando sua saúde caso tenha diabetes ou outra condição metabólica. Mas até chegar aqui, tenha certeza da orientação do seu médico ou então de ter adaptado seu paladar.

O nosso objetivo é sempre que os indivíduos consigam diminuir drasticamente o consumo de açúcar ao longo de suas vidas, isso traz muitos benefícios à saúde, previne doenças e controla outros marcadores, mas que isso tudo seja realizado de forma simples, limpa e consciente.

Se essas dicas lhe ajudaram, me conta lá no meu Instagram @taisespolti.