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Berinjela grelhada agripicante: aprenda a fazer acompanhamento low carb

Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal
Taise Spolti

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa ?Masterchef?, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Colunista do UOL

27/09/2020 04h00

Com coautoria de Valter Herzmann

Vira e mexe temos receitas com berinjelas por aqui, o perfil fibroso e leve que ela tem é ideal para pessoas que estão fazendo dieta low carb ou cetogênica, pois sacia e dá a sensação de comer um carboidrato que não está no prato, por isso vemos ela ser usada em lasanhas, massas, enfim.

Eu passei há poucas semanas uma receita de berinjela agridoce, ficou deliciosa, e dessa vez preparamos ela um pouco mais picante e com outra apresentação, sendo uma boa opção como acompanhamento e até de entrada para o prato principal.

Ingredientes

  • 1 berinjela grande
  • 2 colheres de sobremesa de mel
  • 1 colher de chá rasa de páprica picante
  • Pimenta preta moída a gosto
  • 1 pitada de gengibre em pó (use a gosto mesmo)
  • 1 raminho de tomilho fresco
  • Sal a gosto
  • Azeite para untar a frigideira

Modo de preparo

  1. Higienize bem a berinjela e corte em fatias de 2 cm de espessura;
  2. Unte uma frigideira com um pouquinho de azeite. Esfregue nas fatias de berinjela o sal e todos os temperos, menos o mel;
  3. Quando a frigideira estivem bem quente, coloque as fatias de berinjela para selar e cozinhar, deixe os dois lados amolecerem bem e então acrescente o mel por cima. Feche com uma tampa e deixe cinco minutinhos abafando com o fogo desligado, assim a berinjela suga todo o mel e sabor.
  4. Sirva ainda quente ou fria com algumas sementes de girassol se preferir.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL