A categoria Equidade de Gênero e Liderança do Prêmio Inspiradoras 2023 é dedicada a mulheres comprometidas com iniciativas em prol do fim da desigualdade entre homens e mulheres, promovendo, assim, a autonomia e emancipação femininas. O objetivo é reconhecer e incentivar o trabalho de mulheres à frente de iniciativas da sociedade civil, bem como representantes do esporte e da cultura que atuam como transformadoras sociais.

Conheça a seguir quem são elas e o que fazem. Ao final da reportagem, você pode votar e ajudar a eleger sua preferida.

Saiba quem são elas

Aline Silva
Ainda na adolescência, a lutadora de wrestling de São Paulo encontrou no esporte um caminho contra a vulnerabilidade social. Além de medalhas, ela conquistou educação: aprendeu inglês e cursou faculdade de educação física. Criou a ONG Mempodera, cujo objetivo é fortalecer meninas de comunidades vulneráveis em Cubatão (SP) e São Luiz (MA). Para isso, oferece aulas de luta, além de cursos de inglês e sobre direitos e história das mulheres.

Juliana Vicente
Em um ambiente dominado por homens e pessoas brancas, a fundadora da produtora Preta Portê Filmes (que acumula 40 filmes e mais de 100 prêmios) atua na luta antirracista. Atualmente, a paulistana dirige a novela "Terra e Paixão", da Globo. No ano passado, recebeu o prêmio de Melhor Direção de Documentário no Festival do Rio pela obra sobre a vida da atriz Ruth de Souza e estreou o documentário sobre os Racionais Mc's, na Netflix.

Luciana Viegas
Dentre os diversos ambientes onde mulheres negras são invisibilizadas, estão também os grupos de apoio e atendimento a pessoas com deficiência. Mãe de uma criança autista, foi durante o atendimento do filho que Luciana descobriu que também compartilhava da condição. Criou assim o movimento "Vidas Negras com Deficiência Importam!", para debater políticas públicas inclusivas para pessoas negras com deficiência.

Impactos

Sobre o Prêmio Inspiradoras

O Prêmio Inspiradoras é uma iniciativa de Universa e Instituto Avon, que tem como missão descobrir, reconhecer e dar maior visibilidade a mulheres que se destacam na luta para transformar a vida das brasileiras. O foco está nas seguintes causas: enfrentamento às violências contra mulheres e meninas e ao câncer de mama, incentivo ao avanço científico e à promoção da equidade de gênero, do empoderamento econômico e da cidadania feminina.

Ao todo, são 21 finalistas, divididas em sete categorias: Justiça para Mulheres, Conscientização e Acolhimento, Empoderamento Econômico, Equidade de Gênero e Liderança, Atenção ao Câncer de Mama, Mulheres na Ciência e Consultora de Beleza.

Você pode participar votando em suas favoritas. Para isso, basta clicar na votação a seguir. Está difícil se decidir? Não tem problema: vote quantas vezes desejar. Também vale fazer campanha, enviando este e os outros conteúdos da premiação para quem você quiser. Para saber mais detalhes sobre a votação, basta consultar o Regulamento.

Prêmio Inspiradoras | Categoria: Equidade de Gênero

Enquete encerrada

Total de 772 votos
Mariana Pekin/UOL
Mariana Pekin/UOL
Mariana Pekin/UOL
Topo