A autonomia financeira está na base da independência feminina: seja para escolher o próprio estilo de vida, seja para se livrar do ciclo de violência doméstica —e também, muitas vezes, proteger os filhos. Ao conquistar o próprio dinheiro, mulheres conseguem abandonar relacionamentos tóxicos, mudar de cidade, recuperar a autoestima e a saúde e voltar a fazer parte da sociedade, como no caso de egressas do sistema prisional.

A categoria Empoderamento Econômico do Prêmio Inspiradoras 2023 reconhece brasileiras à frente de iniciativas de formação, informação e acolhimento de pessoas vulneráveis economicamente, bem como mulheres capazes de implementar culturas organizacionais que promovam a visibilidade e a liderança de outras mulheres.

Conheça a seguir quem são elas e o que fazem. Ao final da reportagem, você pode votar e ajudar a eleger sua preferida.

Saiba quem são elas

Aline Odara
A educadora é fundadora do Agbara, primeiro fundo de investimento para mulheres negras do Brasil. A iniciativa surgiu em São Paulo como uma vaquinha para ajudar amigos na pandemia e hoje faz parte de grupos como Gife (a maior rede de filantropia do país), Comuá (voltada para justiça social), WBO (que apoia movimentos sociais brasileiros nos Estados Unidos) e ABFE (rede americana de filantropia negra).

Karine Vieira
Depois de passar 15 anos no sistema prisional e receber ajuda para estudar e se reintegrar à sociedade, a assistente social criou o Responsa, em São Paulo. A iniciativa oferece capacitação em diversas frentes: como fazer currículo e se vestir para entrevistas de emprego, noções de empreendedorismo, aulas de confeitaria e outros ofícios. No último ano, o projeto incluiu um curso de trancistas para mulheres.

Negra Jhô
Presença marcante no Pelourinho, em Salvador (BA), desde 1980, a baiana já perdeu a conta de quantas mulheres ajudou a conquistar autonomia financeira em diversas áreas, sobretudo na estética afro. Atualmente, ensina mulheres do sistema prisional a serem trancistas e organiza a Feijoada da Negra Jhô, evento que está na 14ª edição e reúne, além de profissionais da cozinha, músicos e outros artistas.

Impactos

Sobre o Prêmio Inspiradoras

O Prêmio Inspiradoras é uma iniciativa de Universa e Instituto Avon, que tem como missão descobrir, reconhecer e dar maior visibilidade a mulheres que se destacam na luta para transformar a vida das brasileiras. O foco está nas seguintes causas: enfrentamento às violências contra mulheres e meninas e ao câncer de mama, incentivo ao avanço científico e à promoção da equidade de gênero, do empoderamento econômico e da cidadania feminina.

Ao todo, são 21 finalistas, divididas em sete categorias: Justiça para Mulheres, Conscientização e Acolhimento, Empoderamento Econômico, Equidade de Gênero e Liderança, Atenção ao Câncer de Mama, Mulheres na Ciência e Consultora de Beleza.

Você pode participar votando em suas favoritas. Para isso, basta clicar na votação a seguir. Está difícil se decidir? Não tem problema: vote quantas vezes desejar. Também vale fazer campanha, enviando este e os outros conteúdos da premiação para quem você quiser. Para saber mais detalhes sobre a votação, basta consultar o Regulamento.

Prêmio Inspiradoras | Categoria: Empoderamento Econômico

Enquete encerrada

Total de 2590 votos
Mariana Pekin/UOL
Mariana Pekin/UOL
Mariana Pekin/UOL
Topo