PUBLICIDADE

Topo

Universa

Omisso, tem jogo de cintura ou se perde? Veja como você lida com o "climão"

Getty Images
Imagem: Getty Images

Sair de perto ou tentar mudar de assunto são algumas estratégias utilizadas nesses momentos delicados. Mas quais são os seus recursos e quão adequados eles se mostram, nas mais diversas situações? Descubra, a partir do teste realizado em colaboração com a psicóloga Samira Falcão, especialista em análise do comportamento pela USP (Universidade de São Paulo).

  • Fica paralisado

    Getty Images

    De acordo com o seu resultado no teste, você tem dificuldade de agir quando surge qualquer tipo de saia-justa. "Quem reage assim tende a alimentar uma sequência de pensamentos negativos a partir da ocorrência de um fato, quase de maneira automática", explica a psicóloga. Segundo a especialista, o ideal é ver a situação de forma realista, dando a ela o peso que tem. Assim, você provavelmente se sentirá mais seguro para sair da passividade. "Às vezes, o silêncio pode ser suficiente. Mas, em determinadas situações, posicionar-se ou até desculpar-se é imprescindível", diz.

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • Ameniza o climão

    Getty images

    Suas respostas indicam que você consegue manter a calma e agir de maneira assertiva quando o clima pesa. Até se posiciona, porém, sempre aguarda o momento mais adequado para fazê-lo. "Várias estratégias podem ser usadas para deixar o ambiente mais leve, como mudar de assunto ou até fazer o outro rir. O mais importante é saber qual é a melhor alternativa para cada ocasião", diz a psicóloga. Para a especialista, colocar-se no lugar do outro é essencial para saber qual posição tomar.

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • Aumenta a tensão

    Getty images

    Você demonstra pouco jogo de cintura para lidar com momentos críticos. Isso é o que indicam suas respostas ao teste. "Quem tem esse perfil pode estar excessivamente centrado no eu e, por isso, ter dificuldade de colocar-se no lugar do outro e de medir o impacto de suas ações", explica a psicóloga. Não é que você tenha que assistir a todos os climões de forma passiva. Mas pode analisar se a forma de reagir e se o momento são os mais adequados antes de tomar uma posição.

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • Foge, não aguenta

    Getty Images

    Sua pontuação no teste sugere que você tem tanta dificuldade de se posicionar em situações delicadas que prefere evitá-las ou, quando isso é impossível, sai de cena de fininho, de modo a evitar confrontos. Mas, de acordo com a psicóloga, esse comportamento pode prejudicar o seu amadurecimento e também o das pessoas com quem convive. "Às vezes, é preciso dizer ao causador do climão que ele está assumindo um comportamento inadequado, para que também possa aprender e melhorar. Mas o recado tem que ser dado de forma tranquila, na hora certa", diz.

    Gostou do resultado? Compartilhe!

Universa