Você sabe dizer "não" no trabalho?
Você é um funcionário que sabe impor limites aos pedidos alheios ou se sacrifica para não negar uma tarefa? Faça o teste com consultoria do psicólogo e consultor de carreira Luciano Coppini, diretor da Coppini Estratégias Humanas, e do especialista em inteligência emocional Rodrigo Fonseca, fundador da Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional
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Um colega de trabalho faz uma piada sobre você que não lhe agradou. Qual sua reação?
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Um colega se atrasou com uma tarefa e pede sua ajuda. Mas você já tinha planos para o "happy hour". Você:
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O maior cliente da empresa pede algo urgente e seu chefe quer que você fique até mais tarde, mas é seu aniversário de casamento. Você:
Thinkstock - Desmarca com seu par e espera que seu chefe se lembre disso na próxima promoção
- Explica que quer ajudar, mas tem um compromisso inadiável. Se preciso, propõe uma negociação: vai ao jantar e volta depois
- Faz uma piada dizendo para o chefe que ele será o responsável pelo fim do casamento, mas fica no escritório
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Seu supervisor é mandado embora e seu chefe pede a você que assuma a função, mas sem reajuste de salário. Você:
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Você é designado para acompanhar mais um projeto na empresa, mas já está com a agenda cheia. Você:
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Você encomenda um estudo urgente a outro setor da empresa. Para cumprir o prazo, eles oferecem a você uma pesquisa mais antiga. Você:
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Um cliente da sua microempresa pede uma encomenda enorme, que você não sabe se é possível atender. Você:
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Seu chefe quer marcar o terceiro "happy hour" da semana, mas você preferia ir para casa descansar. Qual sua reação?
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Um subordinado com quem você tem uma boa relação pessoal pede uma folga para viajar. Mas você precisa dele na empresa. O que faz?
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O convite para a festa de fim de ano já chegou, mas ela cai bem no dia do aniversário do seu filho. Quando o seu chefe pergunta se você vai, você:
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Não sabe dizer "não"
De acordo com suas respostas, você é até capaz de expressar sua insatisfação mediante algumas situações, mas sempre em tom de brincadeira --e nunca é levado a sério. Dizer "não" e continuar sendo querido pelos colegas é possível. "O 'não' certo é dito na hora e da maneira certa, com educação e clareza", explica o psicólogo e consultor Luciano Coppini
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Você sabe dizer "não"
Para você, é clara a separação entre amizades e trabalho. Não é por ser um funcionário comprometido com a empresa que você vai engolir qualquer sapo. Você sabe que a falta de posicionamento só leva a carreira para trás. "O 'não' pode fazer você ganhar respeito e é necessário para se preservar de um conflito interior", diz Rodrigo Fonseca, especialista em inteligência emocional
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Mártir no trabalho
De acordo com suas respostas, seu problema não é simplesmente não saber recusar algo. Você se sacrifica --ou coloca os outros na fogueira-- em busca de uma recompensa. Preste atenção nas suas atitudes, pois este perfil é o menos bem visto nas empresas. "O 'não' errado é aquele dito fora de hora, com agressividade, ou com objetivo de cobrar depois", diz o psicólogo e consultor Luciano Coppini
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