Qual seu grau de Eva, de "A Vida da Gente"?
A controladora Eva (Ana Beatriz Nogueira) traçou o destino de sua filha Ana (Fernanda Vasconcellos) antes mesmo de ela ter chance de saber se gostaria de ser tenista ou não -a ponto de tentar obrigar a jovem a fazer um aborto, para não atrapalhar sua carreira esportiva. Exageros da ficção à parte, descubra o quanto de Eva habita em você
- 110
Na escola, você não era popular. Seu filho, hoje, também não é. Como você encara a situação?
- 210
Sua filha pequena demonstra dificuldade para amarrar o tênis. Você:
- 310
O que mais você teme em relação ao futuro dos seus filhos?
- 410
Uma amiga acha estranho o fato de seu filho de cinco anos pintar as árvores de azul e as nuvens de cor-de-rosa. Você:
- Quando estiver a sós com a criança, explica que ela está usando as cores erradas.
- Responde que, em se tratando de arte, não existe certo ou errado e que na infância todo mundo tem uma visão subjetiva de cor.
- Fica remoendo o comentário da amiga e passa a prestar mais atenção na criança, para ver se ela faz mais coisas estranhas.
- 510
Sua filha adolescente começa a namorar. Ao conhecer o garoto, o que você pensa?
- 610
Seu filho está aprendendo a andar e bate a cabeça na quina de uma mesinha. Você:
- 710
Seu filho adolescente pretende seguir uma carreira que você considera incerta. Como você reage?
- Passado o choque, com tristeza. Depois, conversa com ele sobre todos os prejuízos que ele terá na vida, caso resolva mesmo fazer tal loucura.
- Com indignação. Diz que, caso insista nessa bobagem, não lhe dará mais dinheiro, pois não vai colaborar para que ele morra de fome no futuro.
- Assim que se refaz da surpresa, conversa com ele para saber o que o motivou a fazer tal escolha. Se perceber que o interesse é legítimo, dá apoio.
- 810
Ao perceber que um professor cometeu um engano ao corrigir a prova de seu filho, você:
- 910
Qual das frases abaixo tem mais a ver com seus filhos?
- 1010
O principal ensinamento que os pais devem dar é:
Nada de Eva
Você tem muito mais a ver com a personagem Iná (Nicette Bruno), a solidária e serena mãe de Eva, pois valoriza o diálogo, acima de tudo. Não quer assumir o papel de coleguinha do filho, mas também não se coloca como mestre da verdade. Sabe ouvir, dar conselhos e tem bom discernimento sobre os momentos que deve ou não interferir. Quer, acima de tudo, que ele seja feliz. Parabéns, tudo isso é muito bom, porém, atenção para não ser condescendente demais em situações que requerem pulso firme
[[pts]] de 60 pontosGostou do resultado? Compartilhe!
Há uma Eva vivendo em você
É possível que seus pais tenham sido muito críticos com você, que, inconscientemente, absorveu o mesmo hábito. Outra possibilidade, que acontece com Eva, é se importar demais com a opinião dos outros. Por acaso você quer ter uma família de comercial de margarina? Para se livrar da mania de ter controle sobre tudo, a fim de transmitir uma imagem bonitinha, que tal prestar mais atenção nos pensamentos e sentimentos de seu filho. Preocupe-se menos com o julgamento alheio.
[[pts]] de 60 pontosGostou do resultado? Compartilhe!
Seria Eva inspirada em você?
Assim como a vilã de "A Vida da Gente", você, provavelmente, tem algumas pendências em relação ao próprio passado. Por isso, evita a todo custo que seu filho sofra algum tipo de frustração ou seja contrariado. Esse modo meio torto de amar tem seu valor, mas é prejudicial. Avalie se você não está sufocando seu filho com tanto zelo. E lembre-se: nenhum pai ou mãe é capaz de evitar que seus rebentos se decepcionem, de vez em quando (e nem seria saudável). Em vez de colocar os filhos em uma redoma, ensine-os a lidar com os problemas.
[[pts]] de 60 pontosGostou do resultado? Compartilhe!
- [[pts]] de 60 pontos
Gostou do resultado? Compartilhe!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.