Terreno com 10 m de desnível acomoda casa térrea e galeria de arte
Íngreme e de formato irregular, o terreno de 3.160 m², localizado sobre uma colina do condomínio Vale dos Cristais, em Nova Lima (MG), deveria abrigar, além de uma ampla residência, os espaços para uma galeria, onde o proprietário pudesse guardar suas coleções de arte. “A dificuldade apresentada pelo lote, que à primeira vista poderia ser um fator complicador, na verdade direcionou a organização do programa”, explica o arquiteto Humberto Hermeto.
Assim, Hermeto aproveitou o desnível de dez metros entre os pontos mais alto e o mais baixo do terreno para separar os dois usos distintos. A galeria, que precisava de um espaço fechado e climatizado para a conservação das obras de arte, ocupou a parte mais baixa; a residência ficou na mais alta.
O volume fechado da galeria ergue-se do solo como um rochedo, uma plataforma, com uma única abertura voltada para o exterior, na face oeste. Essa abertura recebeu fechamento duplo, com portas de correr de vidro com esquadrias de alumínio, e um segundo fechamento de portas pivotantes feitas de chapas de aço com acabamento na cor vermelha.
Com pé-direito duplo, o espaço de exposição foi ampliado com um mezanino protegida por guarda-corpo de vidro transparente. O espaço é inteiramente branco, inclusive o piso, que recebeu pintura epóxi.
Em patamares
Na parte superior do terreno foi implantada a ampla residência, com cozinha, sauna, cinco suítes, ambientes de estar e jantar, varanda e área de lazer. Os vários espaços da casa foram organizados sob uma cobertura contínua de 81 m de comprimento e 12,20 m de largura, constituída por um pórtico de concreto armado. Um vazio no início do pórtico marca a entrada principal da casa. A partir daí, as diferentes ocupações se organizam sob a cobertura, criando zonas delimitadas (cozinha, salas de estar, suítes e sauna) e abertas (varandas).
Tanto a casa quanto a galeria foram construídas em concreto e alvenaria. Uma longa laje em curva, executada com fôrma de tábuas de pinus, recobre a sala de estar longitudinalmente. Para facilitar a integração entre os espaços internos e externos, generosos painéis de vidro abertos do piso ao teto fecham uma das faces da construção, direcionados para as vistas dos vales e serras do entorno.
A comunicação entre os níveis tanto pode ser feita por escadas (internas e externas) quanto por um elevador, colocado em um núcleo central. Ele parte do primeiro piso da galeria, passa pelo piso intermediário, e chega ao nível da residência, entre o estar e a cozinha, próximo à entrada. Sobre a cobertura da galeria se estendem os espaços de lazer da casa, com piscina, deck e áreas ajardinadas, projetados frente à varanda da casa. (Éride Moura, colaboração para o UOL)
Ficha técnica
Casa JE, Nova Lima (MG)
Projeto de Humberto Hermeto
Detalhes do projeto- Área do Terreno 3160 m²
- Área Construída 1240 m²
- Início do Projeto 2007
- Conclusão da Obra 2009
- Projeto Humberto Hermeto
- Colaboradores André Gabrich
- Projeto de Paisagismo Arte no Verde Paisagismo
- Projeto Estrutural - Concreto Márcio Gonçalves
- Construção PHM Engenharia
- Projeto de Instalações Elétricas Projelet
- Projeto Luminotécnico Humberto Hermeto, Iluminar e Interpam