Topo

Universa

Projeto de interiores personaliza apartamento de 340 m², a partir do desenho da planta

22/03/2011 07h00Atualizada em 22/04/2015 20h01

Adquirido na planta, este apartamento saiu de obra na medida da jovem família, formada pelo casal e duas menininhas. A opção oferecida pela incorporadora permitia modificar o layout do imóvel antes de sua construção. Assim, ainda no processo da compra, o casal solicitou as modificações em alvenaria.

No lugar de uma das quatro suítes, a família preferiu um escritório, e o respectivo banheiro incorporou-se ao complexo da suíte de casal. No projeto original, a sala de jantar e o hall separavam-se por uma parede também suprimida a pedido dos clientes.

A obra já estava em andamento e as modificações, em execução, quando a arquiteta Bela Gebara, da Gebara Conde Sinisgalli Arquitetos, foi escalada para tocar os projetos de acabamentos e decoração. Sua tarefa foi "revisar os revestimentos propostos pela construtora e desenvolver novas soluções para o piso da área íntima, do lavabo, do segundo banheiro do casal e da parede do estar", relata. Os revestimentos da cozinha, área de serviço, banheiros das crianças e do banheiro um do casal permaneceriam os mesmos.

O casal queria uma decoração contemporânea, com o detalhe de que ela gostava mais de peças básicas e madeira, e ele de metal e formas mais arrojadas. "Respeitei as diferenças entre os dois, usando madeira, sem excessos, e ousando nas cores", ressalta Bela.

Jogo de cores e alturas

"O pé direito duplo da sala de estar foi o ponto de partida para o projeto", conta a arquiteta. Para dar continuidade à empena de concreto do terraço e integrar os dois ambientes, Bela revestiu a parede de fundo do estar com placas de limestone cinza, cujas dimensões são semelhantes às marcas da fôrma para concreto deixadas na sacada.

O tapete modular, os sofás e o quadro introduzem os tons vibrantes no ambiente neutro. Os espaços contíguos ao estar, vestidos em cores pálidas, destacam mais ainda as pinceladas tonalizadas.

  •  
  • Arte UOL

    A quarta suíte, no lado esquerdo da planta, foi transformada em escritório e seu banheiro foi incorporado à suíte principal (logo acima, no desenho). A distribuição isola a ala íntima da social

Outro destaque do projeto de interiores é o painel idealizado para o dormitório do casal, desenhado em L para abraçar a cama. O móvel produzido em marcenaria possui nicho com iluminação indireta e, seguindo a linha horizontal, vira um grande porta-retrato.

O planejamento da copa é outro diferencial do projeto. Os painéis que revestem as duas paredes atuam como aparador, porta-revistas e quadro magnético de lembretes. Forradas com adesivo desenhado especialmente pela arquiteta nas cores de preferência dos clientes, as placas conversam com a luminária laranja que fica sobre a mesa oval. (Silvana Maria Rosso, colaboração para o UOL)

Ficha técnica

Apartamento Alto de Pinheiros, São Paulo

Projeto de Gebara Conde Sinisgalli Arquitetos

Detalhes do projeto
  • Área Construída 340 m²
  • Início do Projeto 2008
  • Conclusão da Obra 2009
  • Projeto Bela Gebara
  • Construção Lazzati Engenharia
  • Projeto Luminotécnico Foco-luz e Desenho