Topo

Universa

Fazenda colonial com mais de 150 anos está como nova após reforma

Colaboração para o UOL

20/12/2016 07h03

A intenção dos moradores desta casa de campo era reformar, sem deixar que as mudanças descaracterizassem a construção. Na obra do casarão da Fazenda Vila Rica, em Itatiba (SP), o arquiteto Leonardo Junqueira deveria ser fiel à edificação com estilo colonial português e mais de 150 anos.

A residência com dois pavimentos está em um terreno inclinado. "Foram várias as adaptações ao longo do tempo e a nossa preocupação era manter tudo o mais original possível, sem que a linguagem da arquitetura se perdesse", afirma o arquiteto.

Restauro

As grossas paredes de taipa de pilão, com até um metro de espessura, foram mantidas e as fachadas continuam azuis. Para conseguir o tom certo, partes de paredes que ainda não estavam tão desgastadas foram analisadas e "um sistema eletrônico fez a mistura dos pigmentos", explica Junqueira. As telhas que cobriram a casa por 100 anos não tiveram tanta sorte: precisaram ser, em parte, trocadas e apenas as que estavam em melhor estado foram reposicionadas no topo e reaproveitadas.

Por dentro, a nova pintura e a redistribuição da mobília, com mais de 80 anos de uso, passaram por uma verdadeira curadoria de arte. Para melhorar a iluminação, o arquiteto escolheu spots minúsculos que, estrategicamente posicionados, não impactam na decoração ou roubam a cena dos afrescos ou do forro pintado a mão: "O trabalho de restauro é de formiga e seu resultado, para que não interfira na arquitetura histórica, deve ser imperceptível", resume Junqueira.

Na rota do café

A Fazenda Vila Rica foi, no século 19, o núcleo de uma tradicional família de cafeicultores do interior de São Paulo. O fazendeiro não tinha escravos e o casarão foi construído em dois pavimentos, para que o subsolo armazenasse sacas de café e, originalmente, não se comunicava com o pavimento superior. Na década de 30, o armazém foi incorporado à residência e acomodou três novos dormitórios, salão de jogos e um living, além de despensas. Para a comunicação com a ala antiga, escadas foram instaladas.

Ficha técnica

Fazenda Vila Rica, Itatiba (SP)

Projeto de Leonardo Junqueira

Detalhes do projeto
  • Área do Terreno 5 alqueires
  • Área Construída 830 m²
  • Início do Projeto 2000
  • Projeto Leonardo Junqueira