Decoração com jeito urbano proporciona conforto a apartamento de 280 m² na praia
Evitar obras “pesadas”; revolver as questões espaciais com mobiliário; cumprir as metas do projeto em cerca de dois meses. Essas foram as três “palavras de ordem” para que o escritório comandado por Frederico Zanelato executasse as modificações em um apartamento de praia na Riviera de São Lourenço, em Bertioga, São Paulo.
O amplo imóvel, com 280 m², oferecia ótimas possibilidades aos arquitetos, que desejavam um espaço “urbano” e confortável, mantendo, porém, aquele despojamento característico das casas de veraneio.
Sem obras civis, as áreas que mais sofreram modificações foram as sociais. Nelas é que se nota a opção por basear o projeto no mobiliário essencialmente nacional aliado a pitadas de design estrangeiro.
Diferentemente dos quartos, onde predominam as cores claras, no living composto de sala de jantar, bar e home theater os móveis são mais escuros, com predominância dos tons de marrom. Parte das peças foi desenhada pelo arquiteto Frederico Zanelato, como a estante da TV, os aparadores e a estante repleta de nichos para objetos de decoração, que ainda auxilia na divisão do espaço, estabelecendo a passagem para a cozinha ou para o lavabo e a sala de jantar.
Além desses elementos, destacam-se no conjunto o estofamento claro e as chaises. Ambos estão presentes tanto na área interna como na varanda de 46,2 m². No living, o ponto de atração é a chaise desenhada pelo egípcio Karim Rashid; no home theater, salta aos olhos a luxuriante Eames Lounge & Ottoman. Para o descanso frente ao mar, a pedida são as amplas chaises Baleia, com design da arquiteta brasileira Júlia Krantz.
Acepipes visuais
Como guloseimas coloridas, as cerâmicas da Casa Nakatanipontuam a área social do apartamento. Outra delícia visual é a ousada estrutura de gravetos projetada por Zanelado e executada pelo artista plástico Maurício Chaer. Instalada sobre o espelho que amplia a sala de jantar, a escultura dá personalidade ao espaço.
Para destacar essas e outras peças artísticas, como fotografias, a equipe especificou luminárias discretas e eficientes. “As luminárias evidenciam as esculturas e quadros na medida correta, sem luz em demasia para evitar ofuscamento”, esclarece a arquiteta Regina Célia Serra Alves dos Santos, responsável pela coordenação dos fornecedores de móveis e objetos usados na decoração. As únicas luminárias de grande apelo visual são as que compõem o trio sobre a mesa de jantar.
Você também pode se interessar
O espaço de refeições ganhou um aliado após a intervenção do escritório: o bar. Antes com acabamento de granito, como o usado na cozinha, o bar não parecia integrado às salas. “O que fizemos foi revestir de madeira deixá-lo mais aconchegante e estabelecer seu relacionamento com o living”, explica Zanelato.
Com êxito nas escolhas, as três metas exigidas pelos donos do imóvel foram cumpridas. O resultado, um apartamento leve, acolhedor, prático e aconchegante para os fins de semana. (DAIANA DALFITO, colaboração para o UOL)
Ficha técnica
Apartamento na Riviera, Bertioga, SP
Projeto de Frederico Zanelato Arquitetos
Detalhes do projeto- Área Construída 280 m²
- Início do Projeto outubro de 2009
- Conclusão da Obra dezembro de 2009
- Projeto Frederico Zanelato, Regina Sesoko e Regina Santos
- Equipe Renato Velho (instalações elétricas e hidráulicas)
- Colaboradores Bruno Bortoli , Guilherme Bravin (estagiário)
- Projeto de Paisagismo Fernando Yamasaki
- Projeto Luminotécnico Frederico Zanelato Arquitetos/Ornare