Topo

Universa

Casa ganha personalidade ao incorporar telhado verde que imita as montanhas

Colaboração para o UOL, de São Paulo

28/10/2016 07h02Atualizada em 28/10/2016 11h41

A fascinante paisagem campestre de El Retiro, interior da Colômbia, inspirou os arquitetos do coletivo OPUS a pensar em uma residência com limites difusos entre os interiores e as montanhas das cercanias. O projeto batizado de Gozu foi construído a 2.200 metros de altitude e em terreno inclinado, que precisou ser recortado, escavado e aplainado. 

Para compensar a intervenção na topografia e obedecer à proposta de integração total com a natureza, a cobertura foi desenhada em uma sucessão de dobras que propõe reconstruir as irregularidades originais do lote e replicar o movimento das montanhas. Além disso, a obra conta com um telhado verde que não só acentua essa ligação com o ambiente, como também melhora o conforto térmico da habitação.

Natureza e conforto

A edificação térrea está dividida em dois eixos: um módulo social aberto para o vale e outro íntimo voltado para a vegetação fechada da floresta. A planta forma um 'H', onde os dois volumes compridos são unidos por um corpo central completamente envidraçado e que serve de hall de entrada e acesso à piscina.

O sol incide pela manhã diretamente na fachada que mira o vale, mas nas horas mais quentes do dia, este lado está protegido do calor excessivo. Para os cômodos mais fechados, como os dormitórios com paredes revestidas de pedra ou madeira, claraboias ajudam na iluminação natural ao serem posicionadas nos banheiros e jardins internos. As aberturas fazem o aquecimento desses ambientes por volta do meio-dia, para que estejam confortáveis para o uso à noite.

O lazer tem piscina aquecida, terraços ao ar livre e varandas com decks ligadas aos principais ambientes da casa. O projeto prevê, também, acessibilidade: é possível fazer um passeio pelo jardim a partir de qualquer cômodo, inclusive em uma cadeira de rodas. 

Ficha técnica

Casa Gozu, El Retiro, interior da Colômbia

Projeto de Coletivo OPUS

Detalhes do projeto
  • Área Construída 500 m²
  • Início do Projeto 2014
  • Conclusão da Obra 2015
  • Projeto OPUS/Architectural Design
  • Equipe Manuel Jaén, Carlos David Montoya Valencia e Carlos Andres Betancur
  • Colaboradores Mateo Marín, Santiago López Posada, Carlos Alberto Cano Bedoya e Juan Sebastian Restrepo
  • Projeto de Decoração Maria Paula Zuluaga
  • Construção Construimos EA S.A.S
  • Gerenciamento da Obra Construimos EA S.A.S
  • Cálculo Estrutural Cydeca S.A.S