Topo

Desfiles de Milão começam após divergências sobre calendário

23/09/2009 15h22

Por Marie-Louise Gumuchian

MILÃO (Reuters Life!) - Milão começou nesta quarta-feira a etapa mais recente da temporada de moda no mundo, dando início a oito dias de apresentações e desfiles, apesar de ajustes de último minuto na programação que atrapalharam a organização do evento.

Depois dos desfiles de moda em Nova York e Londres, Milão terá 97 desfiles e 93 apresentações entre 23 e 30 de setembro. Os estilistas estão ansiosos por dissipar o clima de pessimismo econômico em suas coleções de moda feminina para a coleção primavera/verão de 2010.

Mas alguns dos maiores nomes, como Giorgio Armani, Prada, Versace, Roberto Cavalli, Bottega Veneta e Dolce & Gabbana, estão comprimidos nos quatro dias centrais.

Mudanças de último minuto na programação dos desfiles --pelo fato de o feriado judaico de Yom Kippur cair no dia 28 de setembro-- levaram o calendário oficial da semana de moda de Milão a só ser concluído na semana passada.

Observadores dizem que, devido à programação esparsa para a próxima semana, a maior parte da imprensa internacional deve encerrar sua cobertura de Milão no domingo.

A situação econômica mundial fraca vem reduzindo a demanda por roupas, sapatos e bolsas caros de grife, e a fraqueza do dólar em relação ao euro também pode levar os compradores americanos a ser intransigentes com relação aos preços.

O faturamento do setor de moda italiano está previsto para cair 6 por cento neste ano, para pouco mais de 60 bilhões de euros (88,6 bilhões de dólares), mas Boselli vem falando em "pequenos sinais de retomada."

Nas últimas temporadas, algumas maisons preferiram promover apresentações, em lugar de desfiles, para reduzir seus custos. Algumas maisons importantes, como Prada, Armani e Versace, fazem dois desfiles: um para compradores e outro para a imprensa.

Os destaques da quarta-feira em Milão incluem estilistas em ascensão exibindo suas criações e as grifes Pin Up Stars e Miss Bikini Luxe animando as passarelas com biquínis floridos e em cores ousadas.