Topo

Igreja francesa recruta estilistas para vestir Virgem Maria

O estilista francês Christian Lacroix, um dos cotados para criar a roupagem da imagem - AFP
O estilista francês Christian Lacroix, um dos cotados para criar a roupagem da imagem
Imagem: AFP

24/09/2008 14h55

TOULOUSE, França (Reuters) - Os paroquianos franceses recorreram aos estilistas famosos para dar uma roupagem moderna à sua estátua da Virgem Maria que já tem alguns séculos de idade.

A basílica de Notre-Dame de la Daurade, na cidade de Toulouse, tem desde o século 5 uma estátua negra da virgem, mas seu guarda-roupa só tem quatro peças.

"Nossa virgem negra sempre foi vestida por benfeitores da cidade ou da região. Desta vez, pedimos aos maiores estilistas, a maioria franceses, para fazer este gesto por ela", disse Annie Dreuille, membro da sociedade de preservação da basílica.

Sonia Rykiel, Christian Lacroix, Jean-Charles de Castelbajac e Paco Rabane estão entre os estilistas a quem a igreja pediu que vestissem a estátua de mais de dois metros de altura. As marcas Gucci, Prada e Valentino também receberam o pedido.

"Talvez um ou vários deles concordem em dar a ela uma veste, como presente à nossa virgem e a Jesus, a quem ela segura nos braços", acrescentou. Os fiéis, que não apresentaram nenhuma restrição ao design da roupa, agora aguardam as respostas das grifes. (Por Nicolas Fichot)