Topo

James Dean inspira estilista em semana de moda na Índia

Modelo desfila look criado pelo estilista Prashant Verma em semana de moda na Índia - AFP
Modelo desfila look criado pelo estilista Prashant Verma em semana de moda na Índia
Imagem: AFP

14/03/2008 11h50

NOVA DÉLHI (Reuters) - Um estilista indiano se inspirou na vida e morte do ator James Jean para criar a coleção que apresentou na Semana de Moda de Nova Délhi, na Índia. O desfile foi um tributo ao astro de Hollywood dos anos 1950 que morreu aos 24 anos em um acidente de carro.

Prashant Verma deu início ao seu desfile com um jeans e uma jaqueta vermelha parecidos com o que Dean usou em "Juventude Transviada", seu filme mais conhecido. O estilista também exibiu vestidos de tafetá com estampas caleidoscópicas, jaquetas de motoqueiro e ilustrações pintadas à mão.

Algumas de suas criações representavam as atrizes Elizabeth Taylor, Julie Harris e Natalie Wood, que trabalharam com Dean. Já entre os acessórios havia bolsas confeccionadas com lanternas de carro quebradas e vestidos feitos de bandagens.

"Nós cobrimos (as modelos) de bandagens e bordamos cristais Swarovski que pareciam feridas cintilantes", disse Verma à Reuters no primeiro evento de moda da Índia.

"Não há nada de mórbido nisso, ao contrário: é romântico", disse ele.

Dean morreu no dia 30 de setembro de 1955, depois que seu Porsche 550 Spyder colidiu de frente com outro carro.

Verma deu à sua coleção o título de "Giant" (gigante, em inglês), mesmo nome do último filme de James Dean, lançado postumamente.

O indiano está entre os 80 estilistas que mostram suas coleções Outono/Inverno nas passarelas e tendas da Wills Lifestyle Fashion Week que começou na última segunda-feira (10/3).

Na apresentação do estilista Tarum Tahiliani, na noite de quinta-feira (13/3), um dançarino clássico indiano chamava mais atenção que esculturas douradas de touros e flores ao rodopiar pela passarela ao som de antigos hits de Bollywood.

Tahiliani vestiu as modelos com saris (vestimenta hindu) de seda e vestidos de gala em tons de vermelho, preto e dourado - alguns decorados com cintos feitos de pequenas telas de LED.