Topo

Designer faz parceria com africanas para criar jóias à base de ovos de avestruz

Por Rebecca Harrison

01/08/2005 18h10

JOHANNESBURGO (Reuters) - O designer de jóias afriano Mickael Kra, radicado em Paris, formou uma parceria com mulheres bosquímanas, do deserto do Kalahari, para transformar a secular arte tribal de criar jóias feitas de ovos de avestruz em jóias dignas de serem usada pelas mulheres mais bem vestidas do mundo.

Mickael Kra lançou sua coleção "Pérolas do Kalahari" neste final de semana na Semana de Moda da África do Sul, depois de trabalhar durante três anos para ajudar mulheres da etnia San, na Namíbia e no Botsuana, a aperfeiçoar técnicas seculares e produzir jóias segundo os desenhos do próprio Kra.

"Não é de hoje que estilistas se inspiram na África, mas, em Paris, as pessoas ainda pensam que qualquer coisa produzida aqui na África deve ser de baixa qualidade", disse Kra à Reuters. "Eu quis apresentar um produto africano de primeira qualidade."

Os trabalhos anteriores do designer incluem uma coroa para o popstar Michael Jackson semelhante às coroas usadas pelos reis de Gana no século 17 e jóias para estilistas franceses como Yves Saint-Laurent, Louis Feraud e Pierre Balmain.

Filho de mãe francesa e pai marfinense, o estilista diz que é o único africano a trabalhar entre a elite da moda parisiense e que quer usar sua influência para promover e preservar a cultura e as tradições do continente africano.

"Fiquei inspirado quando vi o que elas (as mulheres bosquímanas) faziam", disse ele. "É tão lindo, mas é trabalho escravo. As mulheres esmagam os ovos com os pés, e então alisam os cacos com as mãos. Elas têm mãos como papelão grosso."

PORCO-ESPINHO

As jóias de Kra, que serão exibidas em passarelas de Paris, Milão e Berlim, se baseiam nos desenhos tradicionais das comunidades San, ou bosquímanas, que vivem há milhares de anos no sul do deserto do Kalahari, na África, sobrevivendo de caça e coleta.

Um grupinho de mulheres San treinadas produz os colares, cintos e pulseiras de Kra à mão, ou com materiais encontrados na natureza -- ovos de avestruz, couro, pêlos de animais e espinhos de porco-espinhos -- ou de materiais de fabricação local, como contas de vidro.

Alguns incluem trabalho complexo com contas, enquanto outros são feitos inteiramente de ovos de avestruz. Todos os objetos são amarrados em volta da cintura, do pulso ou do pescoço, evitando o uso de fechos.

"A idéia foi conservar a tradição antiga, sua qualidade serena, mas juntá-la a um toque cosmopolita e parisiense", disse à Reuters a funcionária humanitária alemã Annette Braun, que ajuda as comunidades San a vender sua produção. Ela lançou o projeto depois de se cansar de vender as jóias a lojas de suvenires, por preços baixíssimos.

Depois de passar três anos treinando as mulheres para garantir que o produto final satisfaça os critérios exigentes da elite da moda européia, Kra diz que a distribuição vai continuar a ser pequena e seletiva.

"Não quero criar uma fábrica em estilo chinês, explorando mão-de-obra, no Kalahari", disse ele. "Um produto feito à mão, de A a Z, é alta-costura."