'Vivencie algo novo': Luiza Junqueira fala sobre autocuidado no verão

Verão é uma época em que muitas pessoas reforçam os cuidados pessoais. E não pense que isso significa apenas fazer exercícios ou manter uma alimentação mais regrada. Vai muito além.

É, principalmente, cuidar da autoestima, do bem-estar, da saúde física e mental buscando fazer o que gosta para ficar bem com você mesma —sem cobranças ou tentando agradar aos outros.

A comunicadora e criadora de conteúdos sobre autocuidado e expansão de consciência Luiza Junqueira, 31 anos, conta que passou a dar mais atenção ao assunto no início da pandemia da covid-19.

"Foi um processo de descoberta, de propósito... Percebi que eu não teria condições de cuidar do mundo se eu não cuidasse de mim antes. Portanto, o autocuidado é uma ferramenta para cuidar do mundo através de mim", coloca a influenciadora. A seguir, ela dá algumas dicas para você praticar o autocuidado no verão.

1. Experimente um novo esporte

Essa é uma ótima maneira de oferecer benefícios tanto para a saúde física quanto mental, mas, principalmente, de aumentar o repertório de autoconhecimento em relação ao seu corpo e se dar a chance de fazer algo novo sem cobrança, segundo Luiza Junqueira.

"Apenas seja generoso consigo mesmo para compreender que não vai conseguir praticar o esporte tão bem de primeira, e aproveite a experiência de vivenciar algo novo", sugere.

Imagem
Imagem: Divulgação

2. Tenha contato com a água

Luiza conta que é o tipo de pessoa que adora desfrutar do mar.

Continua após a publicidade

Adoro passar horas em contato com a água. Ela me traz uma sensação de acolhimento e entrega. Além disso, acredito no poder curativo do sal, que ajuda a limpar o corpo espiritual

3. Pratique ioga ou meditação

Aproveite as manhãs iluminadas para ter um momento de tranquilidade e uma maior conexão com a mente.

"A meditação é uma das práticas de autocuidado que nos ajuda a gerenciar as nossas escolhas, pois nos permite fazer uma pausa para tomar consciência das coisas que estão acontecendo em nossas vidas", explica a comunicadora.

Para quem nunca meditou ou tem dificuldade de fazer isso, Luiza sugere começar com a prática da ioga, uma vez que ela coloca você em um estado de presença física e ajuda a limpar a mente.

"É como uma meditação ativa. Às vezes, começar direto com a meditação é mais desafiador."

Continua após a publicidade

4. Encontre os amigos

Aproveite o calor para sair de casa e encontrar as pessoas queridas. Pode ser uma viagem, um passeio, praticar um esporte ou até mesmo um bate-papo no bar. Ter momentos com quem você gosta é importante para a saúde mental e o autocuidado.

"A conexão social é essencial para nutrir relacionamentos e manter o bem-estar emocional", reforça Luiza Junqueira.

Essas interações ajudam a reduzir o estresse, melhorar o humor e fortalecer a sensação de pertencimento. Além disso, estar com amigos é uma oportunidade valiosa para compartilhar experiências e desafios, e celebrar alegrias.

Confira o melhor conteúdo sobre a estação mais quente do ano na página especial do UOL no Verão.

UOL no Verão 2024

Imagem
Imagem: Divulgação
Continua após a publicidade

Quando Até 14 de fevereiro

Local: Praia de São Lourenço, em Bertioga (SP)
Na faixa de areia, próxima aos módulos 7 e 8 da Riviera de São Lourenço e ao canal

Horário de funcionamento: De terça a domingo, das 8h às 18h

Imagem
Imagem: Mariana Pekin/UOL

Atividades:

Continua após a publicidade
  • Beach Tennis: Todos os dias, das 9h às 18h
  • Futevôlei: Sábados e domingo, das 9h às 18h
  • Atração musical: Sábados, às 18h - Bandas regionais

Valores:

  • Day use: R$ 50,00 - das 9h às 18h30, inclui o uso das instalações: chuveiros, bangalôs e quadras quando não estiverem em aula.*
  • Aulas individuais de beach tennis ou futevôlei: R$ 75,00 (1 hora de duração).

*Agendamento da quadra conforme a disponibilidade, com o uso de equipamentos do próprio usuário.

O UOL no Verão tem o patrocínio de Chevrolet, Natura, Cerveja Sol, SBP, Huggies, Claro, Eno, Sprite e Decathlon.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes