Topo

Julia Faria fala sobre briga com 'marida' Thaila Ayala: 'Dor de término'

De Universa, em São Paulo

26/06/2023 04h00

A atriz Julia Faria desabafou sobre o momento em que ficou sem falar com a melhor amiga, a atriz Thaila Ayala. "Levei para a terapia, esvaziei lá. Doeu muito em mim. Foi dor de término de relação mesmo", relatou. As amigas têm juntas um podcast sobre maternidade.

Julia, que também é palestrante e escritora, discutiu o que é a "sismance" durante a sétima edição do Universa Talks, evento que ocorreu no sábado (24) em São Paulo (SP).

"Sismance" é considerada a versão feminina do "bromance" — a amizade forte entre dois homens, combinação das palavras "brother" (irmão) e "romance", do inglês. No caso, seria o romance entre sisters.

"Marida" é como a atriz chama carinhosamente Thaila. "Brinco com ela que quando estou afundada numa questão a gente faz um Facetime para alinhar o tamanho do meu problema", conta. "Quando estou lá dentro, no meio do furacão, é ela quem analisa o meu turbilhão de fora e me dá uma perspectiva do tamanho real da situação", contou.

Julia compartilhou que um desses momentos de chamada de vídeo foi após o nascimento de sua filha, Cora. Thaila também teve um filho na época, com um mês de diferença da amiga.

"Eu estava despedaçada, sem entender direito o que estava acontecendo comigo, com minha cabecinha, e ficamos as duas juntando os meus caquinhos por muitos minutos", contou. "Quando você tem sua melhor amiga, que além de ser sua melhor amiga está vivendo exatamente a mesma fase que você, está na mesma montanha-russa hormonal, é só tudo que você precisava e nem sabia."

Dessa ligação nasceu o "1001 tretas", videocast que as amigas mantêm sobre maternidade. "Liguei para a Thaila no dia seguinte, normalmente seria para agradecer ter voltado a respirar mais aliviada, mas naquele dia foi para dizer que a gente precisava fazer alguma coisa. Tínhamos que fazer algo pelas mulheres que não têm uma Julia ou uma Thaila."

Julia afirmou, durante o Universa Talks, que vive relações de amor com as amigas desde a infância. "Usei muito na adolescência o BFF [best friends forever, ou melhores amigas para sempre, em inglês], agora a sismance. São expressões para falar da amizade feminina; mas, acima de tudo, são celebrações públicas de amor, paixão, de amizade entre duas mulheres depois de a gente passar uma vida sendo condicionada a competir e rivalizar", disse.

Confira como foi a sétima edição do Universa Talks

"Acho que hoje a gente está falando mais disso e, principalmente, vivendo nossas relações todas mais abertamente."

Grupo de apoio para a maternidade

Julia também contou como seu grupo de amigas que também são mães dão suporte para questões ligadas à maternidade.

"Resolvo de um tudo ali, são mulheres se ajudando o tempo inteiro. Ainda estamos tentando equilibrar as nossas conquistas sociais com a herança cultural porque somos, ainda, as maiores cuidadoras do lar e dos filhos e não importa se a gente trabalha ainda mais do que os genitores. Ainda somos nós que estamos lá, acumulando mil responsabilidades, surtando dia sim, outro também, para dar conta de tudo", disse.

"Se não tivermos umas às outras, para onde a gente corre?"

Julia também mencionou as dificuldades da amizade, como em qualquer relação. "Se relacionar é para os fortes. Tem que respeitar as fases também. Os momentos, os desencontros. Um desencontro na relação com a melhor amiga, se essa pessoa por algum motivo vai embora, é assunto muito sério. Comigo, é nível de desconforto de término de namoro mesmo."

Universa Talks tem patrocínio de Buscofem, Allegra, Eudora, Gino-Canesten e Intimus.