Topo

Casal de MG firma contrato prevendo multa de R$ 180 mil em caso de traição

O contrato elaborado pelo casal antes do casamento estabelece as regras que vão vigorar durante a união - Robert Leal/TJMG
O contrato elaborado pelo casal antes do casamento estabelece as regras que vão vigorar durante a união Imagem: Robert Leal/TJMG

Do UOL, em São Paulo

31/01/2023 11h40Atualizada em 31/01/2023 11h40

Um casal de Belo Horizonte resolveu fazer um contrato antes do casamento estabelecendo uma multa de R$ 180 mil em caso de traição de alguma das partes. Os noivos argumentaram na Justiça que o "lado inocente deverá receber a indenização pelo possível constrangimento e vergonha que pode passar aos olhos da sociedade".

O pacto antenupcial é um contrato elaborado pelo casal antes do casamento, no qual são estabelecidas as regras que vão vigorar durante a união, incluindo as repercussões econômicas, caso terminem o relacionamento.

O documento foi validado pela juíza Maria Luiza de Andrade Rangel Pires, da Vara de Registros Públicos de Belo Horizonte. A magistrada entendeu que a cláusula, que pode soar estranha por iniciar uma relação com desconfiança mútua, "é fruto da liberdade que eles têm de regular como vai se dar a relação deles, uma vez que o dever de fidelidade já está previsto no Código Civil Brasileiro".

Além disso, a juíza ressaltou que os casais têm autonomia para decidir o conteúdo do contrato, desde que não violem os princípios da dignidade humana, da igualdade entre os cônjuges e da solidariedade familiar.