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'Procurei 100 pessoas até ouvir 1º sim', diz empresária que fatura R$ 12 mi

Ellen Salomão criou a Agência Vê, especializada em infoprodutos que, hoje, tem em torno de 40 mil alunos em cerca de 15 países - Divulgação
Ellen Salomão criou a Agência Vê, especializada em infoprodutos que, hoje, tem em torno de 40 mil alunos em cerca de 15 países Imagem: Divulgação

Caroline Marino

Colaboração para Universa, em São Paulo

26/09/2022 04h00

Em 2016, com o nascimento da primeira filha, a brasiliense Ellen Salomão, 38 anos, decidiu deixar a empresa que tocava há 13 anos com clientes importantes para apostar em algo que permitisse passar mais tempo com Aurora e sua família. "Lembro que ainda no hospital tive de lidar com os problemas que estavam acontecendo no negócio, na área de eventos. Na época, a empresa não tinha tanta estrutura e tudo passava pelas minhas mãos. Percebi que não poderia continuar daquela forma", conta.

Já em casa, Ellen começou a fazer artesanato e pesquisar a melhor forma para vender seus produtos. Foi aí que conheceu o universo dos cursos online e iniciou uma nova jornada no empreendedorismo com a criação da Agência Vê, especializada em infoprodutos que, hoje, tem em torno de 40 mil alunos em cerca de 15 países, como Colômbia, Estados Unidos e Espanha.

Em 2021, a empresa faturou mais de R$ 12 milhões e a estimativa para este ano é alcançar R$ 20 milhões. Em 2020, Ellen fundou também, ao lado de Rodrigo Vinhas e Rafa Leite, a Egrativê, uma aceleradora de negócios digitais que oferece um programa de mentoria e acompanhamento de empreendedores digitais, que já atingiu mais de R$ 10 milhões até agora

Ellen sempre soube que empreender era o caminho certo, pois seguir uma carreira executiva nunca esteve em seus planos. Desde muito nova, ainda na escola, ela esteve envolvida na liderança de projetos e auxiliava os colegas a realizar alguns trabalhos. Ao se formar em publicidade e propaganda, chegou a fazer alguns estágios, mas queria mesmo abrir o próprio negócio, algo alinhado a seus valores e à forma de trabalho na qual acredita.

"Nunca me identifiquei com as regras mais engessadas das empresas e sempre tive aptidão para correr riscos e criar", conta. Assim, fez cursos de gestão e empreendedorismo no Sebrae e leu muito. Para criar a nova empresa, usou todo esse conhecimento, além do que aprendeu com o primeiro negócio.

Visão de longo prazo

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Ellen fundou também, ao lado de Rodrigo Vinhas e Rafa Leite, a Egrativê, uma aceleradora de negócios digitais
Imagem: Divulgação

Para trilhar um caminho de sucesso, Ellen ressalta que é essencial contar com um planejamento inicial de 12 meses, prevendo cada etapa da empresa, e ir revisitando as metas ao longo do tempo. "Começamos com pouco investimento e sem equipe, mas já sabíamos que precisaríamos de mais pessoas e previmos como faríamos isso", explica.

Segundo ela, o planejamento foi estabelecido sobre três pilares: gestão, que engloba pontos como processos e times; marketing, para as ações de divulgação da agência e dos cursos; e vendas, com o intuito de criar uma equipe para buscar clientes.

Para o start selecionamos possíveis clientes, como quem estava gerando conteúdo, e preparamos uma apresentação. Até ouvir o primeiro 'sim', abordamos mais de 100 pessoas. Dessas, apenas 30 responderam e conseguimos fazer reunião com 10.

Ellen diz que nunca pensou em desistir. Isso porque, além do empreendedorismo ser parte de sua essência, ela acreditava no negócio e sempre teve em mente que abrir uma empresa é uma construção diária. "Construir qualquer coisa leva tempo. Nada acontece de um dia para o outro e empreender exige muito estudo, pesquisa e resiliência, pois o processo não é fácil e muitas dificuldades surgem no caminho. Não tem como ser incrível no começo", diz.

O modelo inicial da Agência Vê consistia em se unir a professores, usando o conhecimento que eles já aplicavam em suas aulas presenciais, mas com um número reduzido de alunos por conta da restrição territorial, e transformá-lo em um modelo de cursos online, com toda a expertise de marketing digital que Ellen já tinha.

Assim, a empreendedora escalou o faturamento. Entre os destaques estão treinamentos nos ramos de beleza, idiomas, marketing e artesanato. Um dos maiores cases da empresa, por exemplo, é um curso de crochê em parceria com a professora Anne Galante, que faturou mais de R$ 1 milhão.

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Ellen lançou em 2021 o livro 'Gestão Digital' e, atualmente, a maior parte dos cursos de sua empresa é ministrada por ela
Imagem: Divulgação

Atenta à falta de profissionalização do mercado de produtos digitais, hoje, a empresa de Ellen também ensina outras agências que querem atuar no nicho de cursos online. "O próximo passo é oferecer cursos profissionalizantes com certificação do MEC este ano, e um MBA de gestão de vendas em 2024", adianta.

Além dos cursos, treinamentos e palestras, Ellen lançou em 2021 o livro "Gestão Digital" e, atualmente, a maior parte dos cursos é ministrada por ela.

Ellen ressalta duas características essenciais para empreender. A primeira é o desenvolvimento pessoal. "Estudar sempre, se atualizar, é crucial, pois as demandas mudam e há sempre novidades no mercado", diz.

Segundo ela, um tema que não pode faltar é gestão de pessoas. "O empreendedor precisa ser um bom líder e se aperfeiçoar a todo momento porque só assim o time vai melhorar e crescer também", afirma. Outra habilidade é a de fazer conexões, saber se relacionar com as pessoas certas e buscar estar em ambientes que te ajudem a crescer. "Não adianta empreender e ficar na caverna achando que vai conseguir tudo sozinho", finaliza.