Topo

Vera Magalhães: Bolsonaro transformou machismo no principal tema do debate

De Universa, em São Paulo

29/08/2022 00h27

Um único, mas grave, episódio de machismo durante o debate dos candidatos à presidência foi o suficiente para transformar temas ligados a mulheres como uma das pautas principais das discussões. Essa é a avaliação da jornalista Vera Magalhães, atacada pelo presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) após fazer uma pergunta sobre queda da cobertura vacinal.

"Acho que você dorme pensando em mim. Você tem alguma paixão em mim. Você é uma vergonha para o jornalismo brasileiro", disse Bolsonaro. "Ele não respondeu a esse respeito e preferiu me atacar pessoalmente. Perdeu uma oportunidade e acabou transformando o machismo e a misoginia no principal tema do debate", disse Vera a Universa, logo após o fim do debate.

"Não é a primeira vez, que ele faz isso em relação a outras jornalistas mulheres, nem em relação a mim, acho que ele tem obsessão comigo e não o contrário, como ele insinuou", disse a jornalista. "Isso se voltou contra ele próprio." Segundo um levantamento do Datafolha feito em tempo real, durante o debate, Bolsonaro foi considerado o candidato de pior desempenho entre o público.

Após o ataque machista do presidente, as candidatas Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil) se manifestaram em apoio a Vera Magalhães. Na sequência, Ciro Gomes (PDT) e Lula (PT) também criticaram a fala de Bolsonaro. No bloco seguinte, o candidato à reeleição trouxe o tema à tona em uma pergunta a Ciro, ao questioná-lo sobre projetos voltados para a proteção de mulheres. Os dois trocaram acusações de machismo e disserem ter se desculpado por falas do passado.