Topo

Lua cheia nas relações: boa para o sexo, mas perigosa em relação às brigas

Imagem: bernardbodo/Getty Images/iStockphoto

Thaís Lopes Aidar e Claudia Dias

Colaboração para Universa, de São Paulo

26/06/2022 04h00

As fases da Lua são usadas como guias para situações que vão desde cortar o cabelo até a estimativa de um parto. Porém, cada uma delas impacta a vida de modos diferentes. No caso da cheia, quando ocorre o ápice lunar, significa a hora de semear o que foi plantado lá no início do ciclo, na fase nova. Mas toda essa potencialidade, que afeta também os relacionamentos, pede certa atenção.

"O brilho da Lua cheia clareia aquilo que está oculto. É tempo de se expor. As emoções podem vir à tona, trazendo um turbilhão de sentimentos e dando a chance de curar e solucionar para, assim, concretizar metas. Desse modo, essa fase pode influenciar de várias formas cada signo, dependendo da posição que ele estiver", explica a astróloga Nanda Ribeiro.

Toda essa energia influencia também na libido, tornando o período não só favorável para o sexo, mas de muita fertilidade - ou seja, é ótimo momento para quem deseja engravidar. Só é preciso saber equilibrar tantas emoções para esse turbilhão não causar desgastes nas relações com tensões, conflitos e até brigas.

Para entender e viver melhor esse momento, vale ficar de olho em algumas questões astrais. Uma delas é que, quando a Lua está em determinado signo, o Sol se mantém exatamente no oposto. Assim, é pede uma compreensão mínima dos eixos complementares para entender como a Lua cheia pode interferir nas questões de amor e sexo.

Lua cheia e os signos complementares

Áries e Libra

Em Áries, a Lua cheia traz autoconfiança, incentivando o ariano a ir atrás daquilo que deseja, sobretudo no amor. Para o sexo, vai valer tudo, afinal, o nativo tem bastante fogo e vai saber empregá-lo bem na cama. Só é preciso ter cuidado para que tanta energia não acabe em grosserias, atitudes impulsivas ou irritação, colocando tudo a perder. Nessa cenário, o ideal é olhar para seu oposto, Libra, e buscar diplomacia e ponderação.

Já em Libra, a fase lunar joga luz ao romance, ao desejo de uma relação a dois, à parceria e, principalmente, à boa convivência, pois o libriano é mais feliz namorando. Como lembra Nanda Ribeiro, na cama, as coisas devem ficar apimentadas com a Lua em posição libriana, dando evidência ao lado sedutor e à paixão. Mas também é preciso saber equilibrar tudo para lidar com indecisões e inseguranças. Nessa hora, é melhor focar na autoconfiança de Áries, segundo a astróloga.

Touro e Escorpião

Quando a Lua cheia ocorre em Touro, clareia a necessidade de segurança nos relacionamentos e adverte sobre emoções caminhando para a possessividade e o ciúme, já que o taurino não costuma abrir mão de algo. No amor e no sexo é preciso pegar e se apegar para sentir prazer. O conselho da especialista é olhar para Escorpião, seu oposto, e encontrar generosidade e transformações, necessárias para seguir adiante.

O ápice lunar em Escorpião consegue mexer com emoções e sentimentos muito ocultos, daqueles internalizados e constantemente empurrados para frente por não saber como lidar com a situação. Isso inclui mágoas e feridas que possivelmente são resultado de posse e ciúme. Com a lua cheia em Escorpião, amor e sexo são profundos em emoções, sensualidade e magnetismo. A praticidade taurina pode ajudar com as questões mais delicadas.

Gêmeos e Sagitário

Em Gêmeos, a Lua cheia traz dinamismo e muito diálogo na vida a dois. Nas relações amorosas e sexuais, flexibilidade e curiosidade devem dominar os cenários. Porém, com as emoções à flor da pele, nem mesmo o poder da comunicação geminiana ajuda nos sentimentos - o resultado disso pode ser bastante estresse. Nessas horas, é melhor olhar para o oposto Sagitário, a fim de se expandir e desprender das futilidades e encontrar o equilíbrio.

Já em Sagitário, a Lua cheia leva luminosidade com otimismo e entusiasmo para o romance e as aventuras sexuais. É hora de viver descobertas, aproveitar oportunidades e deixar a paixão falar mais alto. Agora, se a pessoa não souber lidar com o lado passional, vai prometer demais e não cumprir. Assim, é melhor usar a comunicação de Gêmeos para evitar mal-entendidos.

Câncer e Capricórnio

Câncer já é regido pela Lua, por isso, sabe bem viver emoções extremas e lidar com o humor oscilante, buscando proteção e acolhimento, não só para si, mas também cuidando dos outros. No amor, é preciso cuidado para não ser controlado. Já no sexo, a Lua cheia em Câncer pede que tudo seja com cuidado e paixão. Ainda assim, toda essa energia pode remeter às questões mais privadas, até então escondidas. Se isso acontecer, seu oposto Capricórnio deve ajudar a resolvê-las, mesmo que internamente, com praticidade.

Em contrapartida, a etapa em Capricórnio mostra que o signo não sabe lidar com assuntos emocionais de um jeito mais profundo como Câncer, já que racionaliza tudo para, depois, solucionar de maneira prática. No campo amoroso, o capricorniano quer lealdade e reconhecimento, podendo considerar perda de tempo a entrega intensa. Por isso, pode pegar emprestado de seu oposto Câncer a intuição e a sensibilidade que faltam.

Leão e Aquário

Lua cheia em Leão é sinônimo de mais brilho, carisma e conexão com a autenticidade. Junto, vem o olhar generoso para o amor, aumentando a paixão e o desejo. Porém, o orgulho e o ego podem levar ao autoritarismo, abalando a relação e até a autoconfiança, dependendo da situação. Para isso, vale pedir a liberdade para ser quem realmente é e se livrar de amarras, como bem faz Aquário, seu oposto.

O ápice lunar em Aquário, por sua vez, intensifica a criatividade e a sociabilidade nos relacionamentos, promovendo ousadia e aventuras no sexo e no amor. Em contrapartida, o distanciamento costuma ser consequência da dificuldade em lidar com questões emocionais e desconhecidas. O signo oposto Leão deve ensinar a colocar mais paixão naquilo que importa de verdade.

Virgem e Peixes

Em Virgem, essa etapa lunar aumenta o desejo de servir dentro da relação. O único problema nessa vontade é quando a perfeição acaba sendo colocada como meta amorosa ou sexual, elevando os níveis de exigência e criando conflitos internos. Que tal ouvir Peixes, seu oposto, e seguir mais a intuição sobre o que sente?

Já quando a fase cheia acontece em Peixes, é preciso jogo de cintura para lidar com tanta emoção, uma vez que esse nativo sente sem precedentes e absorve tudo. Como costuma se doar por inteiro, o sexo pode servir como fuga da realidade. Para nada sair do controle, é essencial ouvir os sentimentos de uma maneira mais gentil e, para isso, o detalhismo e discernimento virginianos tendem a ajudar muito.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Lua cheia nas relações: boa para o sexo, mas perigosa em relação às brigas - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Alto Astral