Bruxaria na cozinha: como fazer magia através da comida? Veja receitas

A cozinha é considerada, desde a antiguidade, o lugar mais mágico da casa. Isso porque é onde temos os quatro elementos reunidos: ar, água, terra e fogo. É, também, onde transformamos o estado dos alimentos e podemos preparar poções mágicas conhecidas como chás, sopas e tortas. Pois é, todas essas receitas que fazem parte do nosso dia a dia podem ser encantadas para fins específicos.

Amanda Celli, criadora do @temperodebruxa e autora do livro de mesmo nome, se define como uma bruxa de cozinha. Ela conta que o termo é usado para designar uma pessoa que pratica a bruxaria e tem como principal foco em sua jornada mágica os alimentos, as ervas e as especiarias.

Bióloga de formação, ela assistia documentários sobre ervas e plantas durante a infância e se divertia na natureza. Pouco tempo depois, descobriu que sua tia era uma bruxa solitária e acabou dando seus primeiros passos nessa jornada inspirada por ela.

Mas, Amanda se aproximou da cozinha quando uma rotina intensa e uma alimentação ruim a levaram para o hospital diversas vezes.

"Eu percebi que teria que encontrar nas ervas e nos alimentos a minha fonte de cura, e a bruxaria de cozinha foi a minha grande aliada. E uma bruxa de cozinha é isso, uma pessoa que encontrou, no ato de cozinhar, a sua maneira de criar e estabelecer um laço de amor e devoção com a natureza, encontrando a magia na simplicidade do dia a dia, tornando pequenos gestos em poderosos rituais", conta Amanda.

Segundo ela, uma pessoa pode ser considerada uma bruxa de cozinha independentemente da sua religião ou até mesmo de seu caminho dentro da bruxaria, que pode ser através do paganismo, da Wicca, da bruxaria natural, tradicional ou eclética. Para isso, basta despertar para a capacidade mágica que existe no ato de cozinhar e fazer isso de maneira consciente.

A alma da casa

Amanda destaca que toda casa possui uma alma e, de todos os ambientes, o mais especial é a cozinha. Considerada o coração do lar, ela é como o centro de poder no qual a energia nutridora da Mãe Terra é gerada e espalhada para todos os moradores daquele lar. Por isso, se torna um verdadeiro local sagrado.

"É na cozinha que a bruxa encontra a sua maior fonte de poder: as ervas e os alimentos. Assim, este coração passa a ser o local sagrado onde uma bruxa irá acessar o poder da natureza para transformar o seu mundo interior através de comidas mágicas feitas com intenção", diz a bruxa.

Continua após a publicidade

Um bom jeito de começar a transformar a cozinha em um lugar sagrado é criando um pequeno altar para abençoar as ervas e os alimentos que serão usados como ingrediente nas receitas culinárias. Outra forma é colocar na decoração do espaço símbolos e cores que se alinhem com a energia que deseja trazer para o ambiente.

O que vale é a intenção

Mas como cozinhar de maneira mágica? A resposta é simples: colocando a intenção. Amanda defende que, quando uma bruxa está na cozinha, ela desenvolve uma conexão única com todos os ingredientes que usa em suas receitas. Por isso, pode intencioná-las com propósitos específicos como para trazer mais saúde, amor e fartura.

"Todas as ervas e alimentos, como grãos, verduras, legumes e frutas, possuem propriedades mágicas e são um presente da Mãe Terra para nos auxiliar no processo de transformação das nossas vida. Por isso, podem ser usados no preparo de receitas culinárias para ajudar a manifestar nesse plano aquilo que desejamos em qualquer área da nossa vida."

Para tornar uma comida mágica, o primeiro passo é escolher receitas com ingredientes que possuam propriedades mágicas alinhadas com seu desejo. Por exemplo o louro, para prosperidade, o morango para trazer processos de equilíbrio emocional, o alho para retirar as energias negativas e o próprio sal, considerado um dos melhores métodos de purificação.

"Quando for iniciar sua bruxaria na cozinha, é importante arrumar o ambiente. Acender uma vela e colocar uma música que lhe transporte para uma atmosfera mágica são boas dicas. No momento de cozinhar, você irá seguir as instruções presentes na receita enquanto une o seu poder pessoal com a energia da natureza presente nos ingredientes. Assim, criará um caminho que conecta seu coração diretamente com a sua intenção durante todo o preparo da receita", ensina Amanda.

Continua após a publicidade

Liberdade para fazer magia

No entanto, ela lembra: a bruxaria de cozinha não é um caminho formal, ela é livre para criar essa conexão de diferentes maneiras. Se você for comer em um restaurante, por exemplo, é possível escolher o prato também pensando nas propriedades mágicas dos ingredientes e, antes de comer, fazer uma oração para transmitir a sua intenção.

Amanda Celli, autora do Tempero de Bruxa, ensina a fazer magia com a comida
Amanda Celli, autora do Tempero de Bruxa, ensina a fazer magia com a comida Imagem: Arquivo pessoal

"Ao comer uma comida encantada, você carregará a intenção que trabalhou na receita para dentro do seu corpo, que irá assimilar essas energias em todos os níveis (físico, mental, emocional e espiritual) transformando o seu mundo interior através do alimento consumido. Ao mudar o seu padrão de vibração, essas energias irão atuar no mundo exterior para manifestar a sua intenção neste plano de existência", declara.

A bruxa também destaca que as ervas e alimentos também podem ser usados para fazer outras magias como chás, banhos de ervas, tinturas, amuletos, talismãs, incensos, cremes e muito mais. O importante é lembrar que também absorvemos a energia que emanamos no momento de qualquer preparo culinário. Por isso: esteja em paz antes de acender o fogão e mexer a colher de pau.

"A magia com a comida está presente desde o início da história da humanidade. Inclusive, em diversas culturas o alimento exerce um papel central em cerimônias religiosas e outros rituais. Por isso a Bruxaria de Cozinha vem resgatar o conceito de que cozinhar e comer são dois atos sagrados, através dos quais nós forjamos uma conexão com a natureza, a verdadeira fonte de toda magia", finaliza.

Continua após a publicidade

Abaixo, Amanda ensina uma das receitas de seu livro.

Bolo de Maçã e Especiarias de Outono

Neste bolo vamos usar a maçã, que tem propriedades mágicas ligadas ao amor, ao poder pessoal e à sabedoria. Ela irá fortalecer o nosso poder pessoal através do amor, aumentar nossa autoconfiança e despertar o sentimento de paixão pela vida. A maçã também é considerada a principal fruta do Outono, celebrado pelas bruxas em uma data chamada Sabbat de Mabon.

Ingredientes:

3 ovos
1 xícara chá de óleo
2 xícaras chá de açúcar
2 xícaras chá de farinha de trigo
1/2 colher chá de canela em pó
1/4 colher (chá) de noz moscada em pó
1/4 colher (chá) de cravo da Índia em pó
4 maçãs vermelhas pequenas picadas em cubos sem casca (importante: guarde as cascas para usar na receita)
1 colher sopa de fermento químico em pó

Modo de Preparo:

Continua após a publicidade

No liquidificador, adicione os ovos, o óleo, o açúcar e as cascas das maçãs. Bata até que fique homogêneo. Depois, em uma tigela, passe por uma peneira os ingredientes secos (a farinha de trigo, o fermento em pó e as especiarias) e misture bem.

Em seguida, incorpore a mistura líquida nos secos até obter uma massa homogênea. Adicione as maçãs cortadas em cubos pequenos e misture para elas se espalharem por toda a massa.

Depois, coloque a massa já finalizada em uma forma grande (untada e enfarinhada - se não puder, use papel manteiga de boa qualidade para o bolo não grudar).

Leve ao forno pré-aquecido a 180°C e asse por 30 minutos ou até dourar. O tempo pode variar de acordo com o forno, então fique atenta e faça o teste do palito para ter certeza que está no ponto.

Ao final, retire do forno e deixe esfriar antes de servir. Se desejar, pode polvilhar por cima um pouco de açúcar com canela. Está pronto! Agradeça a Mãe Terra pelas bênçãos e sinta a magia da maçã em cada fatia.

*Com matéria publicada em 11/06/2022

Deixe seu comentário

Só para assinantes