Topo

OPINIÃO

Rihanna, grávida, merece uma estátua de mármore. Assim como todas as mães

Rihanna para a Vogue - Reprodução/Instagram
Rihanna para a Vogue Imagem: Reprodução/Instagram

Tatiana Schibuola

De Universa, em São Paulo

06/05/2022 07h00

Esta é a versão online para a edição desta sexta-feira (25/03) da newsletter Universa. Para assinar esse e outros boletins e recebê-los diretamente no seu e-mail, cadastre-se aqui

A semana começou agitada pelo MET Gala. Todo ano, as celebridades mais influentes do mundo se reúnem para uma noite filantrópica no Metropolitan Museum, em Nova York. Os looks dos convidados são uma atração à parte, já que devem seguir o tema proposto pelos organizadores, encabeçado pelos editores da revista Vogue. Neste ano, o dress code deveria traduzir a "Era de Ouro".

Uma das ausências sentidas no evento desse ano foi o da cantora Rihanna, que está no terceiro trimestre de sua gravidez e deve parir já, já. A questão foi resolvida com um vídeo cheio de efeitos visuais: a imagem da cantora vestida com um catsuit de renda do designer Alaïa, que estampou a capa da revista de maio, foi transformada numa estátua de mármore, como as imagens dos deuses greco-romanos que ocupam as galerias do museu.

Não há, nesses últimos meses, um bebê mais esperado que o de Rihanna. Desde o anúncio do baby Fenty, feito no perfil do instagram, com um ensaio de moda que deixava a barriga à mostra, até os looks que ela tem usado em eventos, com lingeries e transparências, ela faz questão de normalizar as mudanças por que seu corpo está passando. "Espero redefinir o que é considerado decente para mulheres grávidas."

(Nada que outras mulheres já não tenham feito antes: aqui, no Brasil, a atriz fluminense Leila Diniz quebrou tabus ao se deixar fotografar grávida, de biquíni, no século passado, em 1971.)

No entanto, na era da superexposição e das supercelebridades, é de se esperar um grande impacto sobre a maneira como as mulheres mostram e anunciam a maternidade. Especialmente as mulheres negras.

Mas na entrevista que deu à Vogue, Rihanna se iguala à todas as outras mulheres: "No começo eu esperava alguma mudança mágica, mas realmente continuo sendo quem sou." É isso. A essência permanece. E, assim como qualquer mãe, ela vai descobrir delícias e agruras da maternidade. A maravilha que é olhar pra alguém que é feito dentro de você (ou que é escolhido por você. Ou que escolhe ser seu filho); o drama que é entender que, por um bom tempo, tem alguém que depende 100% de você; e, depois de uns bons anos, sacar que você é a última pessoa com quem seus filhos vão querer passar o fim-de-semana.

Ser mãe é, no fim, nada mais é que um estado ordinário. Mas sempre extraordinário do ponto de vista daquelas que, todos os dias aprendem, lutam, amam. E também merecem estátuas de mármore em sua homenagem.

Feliz dia das mães!

O melhor de Universa (no dia das mães)

Ninguém é mais ou menos mãe porque amamenta - Sophie Harris-Taylor - Sophie Harris-Taylor
Ninguém é mais ou menos mãe porque amamenta
Imagem: Sophie Harris-Taylor

Pra comemorar, uma seleção de reportagens inspiradoras pra você. Ou pra sua mãe. Ou praquela sua amiga que adotou um bebê:

  • A história da influenciadora Gabi Oliveira, que aos 28 adotou, sozinha, dois filhos de 9 e 4 anos
  • As vantagens do leite materno são imbatíveis, mas amamentar está bem longe de ser fácil.
  • Nina Lemos: "No Dia das Mães, confissões de uma "sem filhos"
  • Não amar filho é tabu da maternidade, diz autora do best-seller O Impulso
  • Chefe, libera a mamãe? Menina manda carta ao chefe da mãe para liberá-la para festa e viraliza