Topo

OPINIÃO

"Era uma máquina de exploração"

O documentário "Saul Klein e o Império do Abuso" traz novos relatos das vítimas - Arte/UOL
O documentário "Saul Klein e o Império do Abuso" traz novos relatos das vítimas Imagem: Arte/UOL

Tatiana Schibuola

De Universa, em São Paulo

25/03/2022 07h00

Esta é a versão online para a edição desta sexta-feira (25/03) da newsletter Universa. Para assinar esse e outros boletins e recebê-los diretamente no seu email, cadastre-se aqui.

"Era uma máquina de exploração." É o que me responde a documentarista Paula Sacchetta, quando perguntei o que mais a deixou chocada ao gravar os depoimentos das vítimas para o documentário Saul Klein e o Império do Abuso, que Universa e MOV, a produtora de vídeos do UOL, lançam na próxima terça, dia 29/3/22.

Há seis meses, Paula, que é documentarista, a equipe de MOV e os jornalistas Camila Brandalise e Pedro Lopes, passaram horas nos estúdios do UOL ouvindo histórias de mulheres vítimas dos abusos em série do empresário, além de advogados, especialistas e testemunhas dos fatos. "Foram entrevistas longuíssimas. Nunca vou me acostumar a ver uma mulher contando a violência por que ela passou", diz Paula, que também dirigiu o documentário Precisamos Falar de Assédio.

Fotos, documentos, trocas de mensagens e a crueza dos novos relatos captados em vídeo, na voz das próprias vítimas (e que repetem os mesmos padrões de aliciamento, as mesmas agressões e as mesmas humilhações), dão ainda mais substância às acusações e às reportagens publicadas por Universa há onze meses - oportunidade em que tivemos acesso a íntegra de depoimentos prestados ao MP, a trechos e decisões do inquérito policial e a processos cíveis e trabalhistas movidos contra Klein. Ele é investigado pela polícia em um processo envolvendo 14 jovens que o denunciam por estupro, lesão corporal e transmissão de doença venérea, entre outros crimes.

É chocante constatar que, desde então, a situação jurídica do caso não mudou uma vírgula. Quer dizer: a delegacia em que corre o inquérito policial teve três trocas de delegados - sem que nenhum dos anteriores tenha conseguido finalizar as investigações e abrir um processo criminal. Uma das testemunhas-chave do processo, Marta Aparecida Gomes da Silva, apontada como chefe do esquema nas propriedades do empresário, sequer respondeu às intimações para depor.

Para as gravações, as vítimas optaram por ocultar suas identidades. Têm medo de represálias, mas também de ter suas imagens e nomes pra sempre marcados e estigmatizados pelo caso, o que já vimos acontecer com tantas outras mulheres cujas histórias de abusos vieram a público.

Ainda assim, Paula, a documentarista, acredita no poder de contar essas histórias. Nós, de Universa, também. Preciso preparar você: não vai ser fácil assistir aos três episódios do documentário (que totalizam uma hora). Porque é impossível não sentir na pele a dor, a repulsa e o sofrimento - todos embutidos nas silhuetas, vozes e gestos que se movem na tela.

Que a indignação ganhe vulto e dê lugar à celeridade judicial. E que faça a máquina dos abusadores poderosos se quebrar.

Saul Klein e o Império do Abuso
O que: documentário em três episódios
Onde: youtube.com/movdoc
Quando: estreia 29 de março

As melhores de Universa

Cris Guterres adotou um filho de 14 anos - Pryscilla K./UOL - Pryscilla K./UOL
Especial Mães Possíveis: Cris Guterres (com filho)
Imagem: Pryscilla K./UOL

Emocione-se com 3 belas histórias de amor (e desafios) de mulheres que optaram pela adoção tardia

Telma ficou 30 dias em coma. Quando acordou, ela nem se lembrava que estava grávida

Vale o clique

Kristen Stewart em Spencer - Reprodução / Internet - Reprodução / Internet
Spencer: Nota no Rotten Tomatoes revela decepção para fãs de Kristen Stewart
Imagem: Reprodução / Internet

A categoria de melhor atriz deve ser uma das mais disputadas do evento. Conheça as finalistas

Em formato supergráfico, um painel das 250 cientistas brasileiras que mais se destacaram no Brasil