Topo

Argentina terá curso sobre gênero obrigatório para carteira de habilitação

Temas como patriarcado, feminicídio e a participação feminina no setor de transportes estarão no novo módulo - Divulgação/Agencia Nacional de Seguridad Vial
Temas como patriarcado, feminicídio e a participação feminina no setor de transportes estarão no novo módulo Imagem: Divulgação/Agencia Nacional de Seguridad Vial

De Universa, em São Paulo

24/02/2021 20h03

A Argentina anunciou hoje que exigirá um curso sobre gênero obrigatório para pessoas que queiram tirar a carteira de habilitação no país. A medida é voltada para a conscientização sobre questões da mulher, já que o conteúdo incluirá temas como patriarcado, feminicídio e a participação feminina no setor de transportes.

A resolução publicada hoje no Diário Oficial argentino afirma que o objetivo do novo módulo a ser incluído na formação obrigatória dos novos condutores é "questionar e promover valores de igualdade e deslegitimação da violência contra a mulher na direção de veículos, nas vias públicas, segurança veicular e tudo o que se relaciona com o assunto".

Entre os conteúdos listados para o novo módulo estão temas sobre identidade de gênero, papéis e estereótipos, patriarcado e heteronormatividade, violência de gênero e mitos sobre a violência.

Apesar de voltado para o aprendizado e conscientização sobre questões ligadas às mulheres, o curso também tratará da violência contra pessoas trans e crimes de ódio em geral.

Segundo a agência de notícias estatal argentina Télam, o novo módulo ainda não foi incluído no curso obrigatório para os novos condutores, mas o órgão responsável pela carteira de habilitação pretende fazer a inclusão nas próximas semanas.

No final do ano passado, o movimento feminista na Argentina teve uma grande vitória, com a aprovação no Senado do direito de a mulher optar pelo aborto até a 14ª semana gestação.