Topo

Retratos

Instantâneos de realidade do Brasil e do mundo


Futebol americano terá a sua primeira treinadora mulher em um jogo da NFL

Callie Brownson será a primeira mulher que entra em campo no comando de um time da NFL  - Getty Images
Callie Brownson será a primeira mulher que entra em campo no comando de um time da NFL Imagem: Getty Images

De Universa

29/11/2020 16h03

A chefe de equipe Callie Brownson assumirá o cargo de treinadora do time de futebol americano Cleveland durante uma partida da NFL (liga nacional do esporte). A partida será contra o Jaguars, neste domingo (29), em Jacksonville, nos Estados Unidos. Ela substitui o técnico titular Drew Petzing, que está de licença-paternidade.

Essa decisão é histórica, já que nenhuma outra mulher entrou em campo com esse título durante uma partida da NFL. Vale lembrar que no futebol americano vários treinadores comandam diferentes partes táticas do time. Callie exercerá a função de técnica de TE (Tight Ends), uma posição do ataque.

O treinador principal da equipe, Kevin Stefanski, em entrevista para a imprensa americana, disse que sempre confiou no potencial de Callie e que "ela tem um grande conhecimento de jogo" e planeja "expandir esse conhecimento e desenvolvê-la como uma treinadora principal".

Sarah Fuller é a primeira mulher a jogar pela elite do futebol americano universitário - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Sarah Fuller é a primeira mulher a jogar pela elite do futebol americano universitário
Imagem: Reprodução/Twitter

Na mesma semana, uma outra decisão histórica movimentou a NFL. A goleira Sarah Fuller se tornou a primeira mulher a disputar uma partida em um time masculino da elite do futebol americano universitário, quando entrou em campo pela Universidade de Vanderbilt contra a Universidade do Missouri pelo SEC, uma das principais conferências do esporte.