Topo

Retratos

Instantâneos de realidade do Brasil e do mundo


Converse traz a SP mural que purifica ar e equivale a 750 árvores; entenda

A obra tem o nome de "Pindorama" e se inspira nos povos originários brasileiros, ou seja, os indígenas - Divulgação/Converse
A obra tem o nome de "Pindorama" e se inspira nos povos originários brasileiros, ou seja, os indígenas
Imagem: Divulgação/Converse

Mariana Gonzalez

De Universa, em São Paulo

22/09/2020 04h00

O Converse City Forests, projeto da Converse, criadora do All Star, que instala murais "ecológicos" em cidades do mundo todo, chegará ainda este mês às capitais da América Latina, incluindo São Paulo, retratando "a herança latina, raízes dos povo locais, ancestralidade e orgulho". As imagens são feitas com tinta fotocatalítica, que usa a energia da luz solar para ajudar a purificar o ar local.

Por aqui, a obra será instalada na região central da cidade, próximo ao Minhocão, pelas mãos do artista Rimon Guimarães. A previsão é que a quadro gigante seja finalizado até quinta-feira (24) e equivalha à plantação de 750 árvores.

O painel tem o nome de "Pindorama" e se inspira nos povos originários brasileiros, ou seja, os indígenas.

"A paisagem remete aos tempos de quando São Paulo não era uma selva de pedra e se podia ver o horizonte com serras ao fundo, também os rios em abundância simbolizado pelos tons de azuis, com referências aos 4 elementos: terra, fogo como sol, água representado por azul e ar como pássaro", conta o artista, sobre a obra.

Na sequência, ganharão seus próprios murais ecológicos Santiago, no Chile, Lima, no Peru, e Cidade do México, no México.

A Converse espera pintar até o final do ano mais de 14 mil metros quadrados de mural, que juntos equivalem ao plantio de aproximadamente 40 mil árvores.

"Qualquer superfície revestida com esta tinta torna-se uma superfície purificadora de ar ativa que ajuda a proteger as pessoas de gases nocivos. A tinta faz o papel de árvores em lugares que não podem crescer", explica a Converse, em nota.

A Converse já finalizou murais do tipo em Bangkok, na Tailândia, Warsaw, na Polônia, e Belgrado, na Sérvia.