9 dicas de um ícone da indústria da beleza para a sua carreira
A suposição de que muitas mulheres conhecem a marca Mary Kay e tem pelo menos um item da multinacional no nécessaire não é exagerada: a gigante da beleza está presente em mais de 40 países pelo mundo e diz que as vendas no Brasil estão entre os melhores resultados. O que talvez nem todo mundo conheça é o ícone do empreendedorismo feminino que dá nome à marca.
Mary Kay Ash nasceu em 1918 em uma família americana humilde e trabalhou com vendas por muitos anos até construir um império e se tornar milionária. Na reedição do livro Mary Kay on People Management, lançado agora no Brasil e considerado um best-seller pelo Wall Street Journal em 1984, quando foi publicado pela primeira vez nos Estados Unidos, ela divide suas estratégias de liderança.
A empresária, que morreu em 2001, acreditava em pilares centrais para gestores, que impactavam diretamente todos os funcionários e o sucesso de uma empresa. Sua regra de ouro era simples, mas atemporal: "Trate os outros como gostaria de ser tratado." Veja algumas das dicas da própria Mary Kay, que no livro são abordadas em minúcia ao longo de 282 páginas.
1. A Placa Invisível
Todos temos uma placa invisível pendurada no pescoço que diz: "Faça eu me sentir importante!" Nunca se esqueça dessa mensagem ao trabalhar com outras pessoas.
2. Elogie as pessoas para que elas mirem o sucesso
Cada um de nós anseia por ser reconhecido. Deixe as pessoas saberem que você aprecia o desempenho delas e elas serão ainda melhores. O reconhecimento é a mais poderosa de todas as técnicas de motivação
3. Faça um sanduíche: sirva cada crítica entre duas grossas fatias de elogios
Às vezes, é necessário informar uma pessoa de que você está insatisfeita com o desempenho dela. Mas direcione a crítica ao ato, não à pessoa. É importante criticar de maneira eficaz — de maneira positiva, para não minar o moral.
4. A velocidade do líder é a velocidade de todo o grupo
Como líder, você deve estabelecer o ritmo da sua equipe. Os verdadeiros líderes não têm medo de sujar as mãos e dão exemplos para os outros ao demonstrar bons hábitos de trabalho, tendo uma atitude positiva e possuindo espírito de equipe. Os verdadeiros líderes estabelecem padrões de sucesso que fazem com que todos só pensem no sucesso também.
5. Arrisque-se mais e incentive os outros
Você precisa encorajar as pessoas a se arriscarem: deixe-as perceber que "ninguém ganha todas". Se você criticá-las demais por perder, elas vão parar de se arriscar. Estimular o risco é também estimular a criatividade.
6. Nunca use o regulamento ou a pomposidade como escudo
Jamais diga "Isso vai contra as regras da empresa" se você não tiver uma boa explicação para a existência dessa regra. Porque, em geral, isso deixa as pessoas possessas. É como se você dissesse "Fazemos assim porque sempre fizemos assim", ou seja: não convence ninguém. Do mesmo modo, a pomposidade também pode ser um escudo para a incompetência. Seja claro e transparente.
7. Tenha a iniciativa de solucionar problemas
Os melhores líderes reconhecem quando um verdadeiro problema existe e como agir para solucioná-lo.
8. Menos estresse, mais produtividade
O estresse atrapalha a produtividade. Os líderes fazem de tudo para criar uma atmosfera de trabalho livre de estresse para seus colaboradores, com abordagens tanto físicas quanto psicológicas.
9. Viva de acordo com a "regra de ouro"
Não seja hipócrita —viva cada dia da semana como se fosse domingo. Não há lugar para dois códigos morais diferentes. Tenha uma conduta no trabalho com os mesmos escrúpulos que deseja que seus filhos tenham.
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