Topo

Transforma

Mulheres protagonizam um mundo em evolução


Japonesa rompe barreira como 1ª mulher em academia de submarinos do país

Saki Takenouch foi admitida na academia de submarinos do Japão junto a 20 homens - STR / Japan Maritime Self-Defense Force / AFP
Saki Takenouch foi admitida na academia de submarinos do Japão junto a 20 homens Imagem: STR / Japan Maritime Self-Defense Force / AFP

De Universa*

23/01/2020 11h26

A jovem Saki Takenouchi, de 26 anos, se tornou a primeira aluna a ser admitida na academia nacional de submarinos navais do Japão depois que a Força de Autodefesa Marítima do país encerrou uma proibição a mulheres para o posto.

Até o final de 2018, a academia permitia que apenas homens servissem em submarinos. A justificativa era de que seria difícil acomodar preocupações com a privacidade de gênero.

Porém, segundo o porta-voz da organização, ficou entendido que seria possível superar esse alegado entrave sem fazer grandes reformas nos submarinos.

Desta forma, Saki Takenouchi foi admitida na academia em Hiroshima junto a 20 homens.

"Espero não colocar muita pressão sobre mim mesma como a primeira mulher. Em vez disso, espero trabalhar com meus colegas de classe e treinar para me tornar um membro da tripulação submarina", disse Saki.

A admissão de Saki é mais um passo na tentativa do Japão em expandir o papel das mulheres não só na marinha, mas em outros setores com domínio de homens no mercado de trabalho.

*Com informações da AFP