Topo

Comediantes criticam estudo que diz que homens são mais engraçados: "Piada"

A dupla de irmãs comediantes Marina e Maddie Bye, conhecidas como Siblings - Reprodução/Instagram
A dupla de irmãs comediantes Marina e Maddie Bye, conhecidas como Siblings Imagem: Reprodução/Instagram

De Universa

31/10/2019 14h10

Mulheres comediantes dos Estados Unidos estão questionando um a pesquisa publicada pela Universidade Aberystwyth que concluiu que 63% dos homens são mais engraçados que mulheres.

Personalidades como Sofia Hagen e a dupla Marina e Maddie Bye, conhecida como Siblings, disseram à BBC que o estudo é "desnecessário" e "uma piada".

"Eu realmente acho desnecessário fazer este estudo", disse Marina Bye. "Eles poderiam ter feito algo progressivo".

Sua irmã, Maddy, acrescentou que o estudo em si era "uma piada". "Existem tantos programas de comédia masculinos e femininos incríveis", comentou. "Não sei por que eles estão tentando tornar um fato científico que as mulheres não são engraçadas".

Em artigo publicado na revista científica "Psychology Today", Gil Greengross, autor do estudo, enfatizou que nem todo homem era mais engraçado do que todas as mulheres, citando comediantes como Sarah Silverman, Tina Fey e Ali Wong, mas insistiu que de acordo com a ciência homens são mais engraçados.

"Em média, os homens parecem ter maior capacidade de produção de humor do que as mulheres", escreveu Greengross.

A pesquisa foi feita a partir de um teste em que homens e mulheres escreviam piadas que seriam avaliadas por um júri que não saberia o gênero do autor — metodologia que foi criticada pela comediante Sofia Hagen.

"Há uma diferença entre ser bom em escrever piadas (uma habilidade que qualquer um pode aprender) e ser engraçado (algumas pessoas são, outras não). Existem escritores de piadas incríveis que não são pessoas engraçadas e engraçadas que não poderiam escrever uma piada", afirmou à BBC.