Topo

Em vídeo, Edir Macedo diz que proibiu filhas de estudarem antes de casar

O bispo Edir Macedo durante um culto - Reprodução/Instagram @bispomacedo
O bispo Edir Macedo durante um culto Imagem: Reprodução/Instagram @bispomacedo

De Universa

24/09/2019 16h52

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta terça-feira (24) mostra o bispo Edir Macedo em um culto explicando o motivo de não permitir que as filhas, Cristiane e Viviane, fizessem faculdade: caso isso acontecesse, haveria a possibilidade de a mulher ser "a cabeça" do casamento, posição que, segundo o líder da Igreja Universal do Reino de Deus, precisa ser do homem. O vídeo, que foi postado no Facebook de Macedo há duas semanas, já foi visto mais de 250 mil vezes e ganhou repercussão na internet, e a maioria das pessoas está criticando os comentários machistas do religioso.

"Você vai fazer até o ensino médio. Depois, pode fazer faculdade. Mas, até o seu casamento, você vai ser apenas uma pessoa de ensino médio", diz o bispo no vídeo, referindo-se ao que teria dito às filhas. "Se a Cristiane fosse doutora e tivesse um grau de conhecimento elevado e encontrasse um rapaz que tivesse um grau de conhecimento baixo, ele não seria o cabeça. Ela seria a cabeça", falou.

No registro, Macedo, que também é dono da RecordTV, segue criticando a ideia de que mulheres não devem ser subservientes aos maridos. "O que se ensina é: 'Minha filha, você nunca vai ficar sujeita ao homem'. Tá bom, então não vai ficar sujeita sem felicidade. Porque não existe família, não existe felicidade, [sendo] a mulher cabeça e o homem, corpo. Tanto é que tem mulheres inteligentes que não conseguem encontrar o cabeça. Como é que uma pessoa que tem a cabeça lá em cima vai se submeter a uma pessoa que está aqui?"

O bispo ainda fala sobre divergências com sua mulher, Ester, em relação aos futuros pretendentes das filhas. "A Ester falava: 'Eu quero que minhas filhas casem com americanos, que são corteses, educados. Tenho certeza que, se casar com americano, eles vão abrir a porta do carro'. Eu falei: 'Não, quero que minhas filhas casem com macho. Eles têm que ser cabeça, porque, se eles não forem cabeça, o casamento deles está fadado ao fracasso'", disse.

E fala mais: "Você mulher que carrega sua família. Você edifica sua casa. Se seu marido é um mulherengo, que busca outras mulheres, é porque em você ele não encontrou a esposa que queria ter", diz.

A reportagem tentou entrar em contato com o bispo Edir Macedo, mas até o momento não teve resposta.