Topo

Pausa

Pare, respire e olhe o mundo ao redor


Qual será a coroa usada por Kate quando se tornar rainha da Inglaterra?

Kate, a duquesa de Cambridge - Getty Images
Kate, a duquesa de Cambridge Imagem: Getty Images

da Universa, em São Paulo

12/04/2019 14h02

Kate, a duquesa de Cambridge, vai se tornar, um dia, a rainha consorte do Reino Unido. O que isso significa?

Rainhas consortes são cônjuges de reis; já as monarcas que herdam o trono, como é o caso de Elizabeth 2ª, se chamam rainhas reinantes.

De acordo com o site da família real, Kate deverá ser coroada na mesma cerimônia que o príncipe William, a não ser que os dois decidam que ela terá sua própria coroação. Neste caso, a celebração particular da rainha seria mais modesta que a do rei. O ex-mordomo da princesa Diana, Paul Burrell, concorda:

"Kate deverá ser coroada ao lado de William na Abadia de Westminster. Ela será coroada rainha consorte da mesma forma que a Rainha-Mãe foi [ao lado do pai da rainha Elizabeth, George 6º", opinou à revista "Us Weekly".

Por isso, é provável que Kate assuma também a mesma coroa da última rainha consorte do Reino Unido, a Rainha-Mãe. A peça, criada pela joalheria real Garrard & Co. em 1937 especialmente para ela, tem 2.800 diamantes -- um deles de 105 quilates no meio da cruz frontal.

A Rainha-Mãe em sua coroa com a então princesa Elizabeth, hoje rainha Elizabeth 2ª, a princesa Margaret e o rei George 6º - Getty Images
A Rainha-Mãe em sua coroa com a então princesa Elizabeth, hoje rainha Elizabeth 2ª, a princesa Margaret e o rei George 6º
Imagem: Getty Images

Este diamante foi dado de presente à rainha Vitória em 1856 pelo sultão da Turquia. Com a morte dela, a pedra se tornou parte da coleção real e foi usada em diversas coroas, como as das rainhas Alexandra e Mary. Ela foi transferida, em seguida, para a peça usada pela rainha Elizabeth, a Rainha-Mãe.

A coroa usada pela Rainha-Mãe sobre seu caixão durante o funeral - Getty Images
A coroa usada pela Rainha-Mãe sobre seu caixão durante o funeral
Imagem: Getty Images

Em 2002, a coroa foi colocada sobre o caixão da mãe da rainha Elizabeth 2ª durante seu funeral e, a partir daquele momento, ganhou um lugar permanente na Casa de Joias da Torre de Londres, onde vai permanecer até que uma nova rainha consorte, Camilla ou Kate, a assumam como sua.

Mais Pausa