Topo

Político dos EUA nega absorvente às detentas: "Cadeia não é clube de campo"

absorvente externo, menstrução - iStock
absorvente externo, menstrução Imagem: iStock

Da Universa

21/03/2019 09h27

O tema "menstruação" chegou à família real britânica e foi tema do documentário vencedor do Oscar, mas, para algumas mulheres, absorventes e coletores menstruais ainda são considerados itens de luxo.

Na última sexta-feira (15), o legislador estadual do Maine Richard Pickett deixou claro que, se depender dele, as mulheres detidas em cadeias dos Estados Unidos continuarão sem acesso a estes produtos.

"[A cadeia] não é um clube de campo", argumentou, ao se posicionar contrário a um projeto de lei que daria às detentas acesso livre e irrestrito aos absorventes durante o período menstrual.

A ideia da medida, sugerida pela deputada Charlotte Warren, é garantir que mulheres detidas em penitenciárias municipais e estaduais tenham o direito, que no momento é garantido apenas em prisões federais.

Pickett chegou a dizer que a proposta era irrelevante, já que as mulheres já têm acesso a estes produtos nas cadeias estaduais. Segundo "Portland Press Herald", o estado do Maine realmente fornece absorventes às presas, mas apenas um por mês e mediante pedido formal.

Felizmente, a Câmara do Maine decidiu pela aprovação do PL, que venceu na Casa por 6 votos a 4.