Topo

Inspira

Ideias para uma vida mais plena


Elas mandam no pop: artistas mais influentes da música atual são mulheres

Beyoncé - Instagram
Beyoncé Imagem: Instagram

Cíntia Marcucci

Colaboração para Universa

09/08/2018 04h00

M.I.A., Amy Winehouse, Karen O.(Yeah Yeah Yeahs), Beyoncé e Brittany Howard são as cinco vozes femininas no topo de uma lista das mais influentes artistas do milênio. A música pop hoje é dominada por mulheres. A conclusão é de um levantamento feito pela rádio pública norte-americana NPR, que diz que desde o início do novo milênio, são elas que mais inovam, ditam tendências e produzem cultura pop.

A lista parte de um projeto chamado "Turning The Tables", que faz análises do que ocorre hoje na música sem se ater a padrões e buscando novos modos de enxergar o mundo da cultura. Para falar das mulheres, uma equipe analisou todos os sucessos lançados do ano 2000 em diante para chegar à conclusão que a presença feminina foi mesmo mais marcante que a dos homens, ao contrário do que ocorreu no século passado.

Veja também

A equipe montou uma compilação com 200 músicas e a explica no site como sendo uma “lista que aborda a história em formação, celebrando mulheres e músicos não binários cujas canções estão redefinindo gêneros e atitudes e mudando nosso senso do que a música popular pode ser neste século”.

O projeto faz diversas análises sobre a necessidade de igualdade de gêneros nos palcos de festivais e shows à  importância da influência musical de latinas e negras, além de como alguns nomes como Christina Aguilera, The Dixie Chicks, PJ Harvey  e o movimento feminista Riot Grrrl foram fundamentais para pavimentar o caminho das artistas de hoje

Por aqui - as mulheres também são poderosas na música nacional. A começar por Anitta, os nomes femininos ou não binários são os maiores destaques do pop brasileiro nos últimos anos, seja com a ousadia de Karol Conka, Simone e Simaria, Pabllo Vittar, Céu, Tulipa Ruiz e Mallu Magalhães.

Aqui, a lista completa com as 200 músicas do projeto pode ser conferida no site oficial da NPR.