Topo

Peça com Jesus trans tem participação em festival cancelada em Pernambuco

Renata Carvalho vive Jesus na peça "O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu" - Reprodução/ Facebook
Renata Carvalho vive Jesus na peça "O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu" Imagem: Reprodução/ Facebook

Helena Bertho

da Universa

01/07/2018 14h57

A peça "O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu", na qual a atriz transgênera Renata Carvalho vive Jesus, foi retirada da programação do Festival de Inverno de Garanhuns, logo depois de ter sido incluída na programação inicial.

Desde o anúncio do cancelamento, a atriz tem se mobilizado nas redes sociais, alegando censura por parte do governo. Já a Secretaria de Cultura do estado e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), divulgaram nota em que dizem que a peça foi cancelara devido à "polêmica causada pela atração e da possibilidade de prejuízos das parcerias estratégicas e nobres que o (o festival) viabilizam".

Veja também:

"Falaram que é uma peça que promove o ódio e o preconceito. É transfobia pura", diz Renata. Na peça, ela vive Jesus e traz para debate a questão de que Jesus poderia ser qualquer um, inclusive uma travesti.

"E a resposta negativa é porque a gente dá luz a assuntos que estão marginalizados. A gente quer abrir mentes e corações para que esse país nãoo seja o país que mais mata travestis no mundo. A gente quer aprar de morrer". Ela está organizando uma mobilização nas redes sociais para tentar levar a peça para a cidade, na data do festival, de maneira independente.

"O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu" estreou em 2016 e já teve mais de 100 apresentações, inclusive fora do Brasil.