Topo

Ouvir a voz da mãe ajuda bebês internados na UTI neonatal a dormirem melhor

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Da Universa

27/06/2018 17h39

A maternidade tem um grande efeito em todos nós, independentemente da idade em que estamos. E isso começa a partir do momento que nascemos, como mostrou um estudo realizado na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

O estudo, que analisou 47 bebês neonatais internados na UTI após a 35ª semana de gestação, afirma que ouvir a voz da mãe nesse período pode ajudar no descanso e, consequentemente, na recuperação dessas crianças. Para a realização dos resultados, os recém-nascidos foram monitorados por 12 horas.

Veja também

Nesse tempo, os áudios que eles ouviam eram misturados, alguns deles ouviram a mãe nas primeiras seis horas, enquanto os outros na segunda metade do tempo. Os resultados indicaram que os bebês acordavam menos enquanto a gravação com a voz da mãe estava sendo reproduzida.

“O estudo mostra que a exposição à voz materna pode ‘isolar’ os pacientes da UTI neonatal do inevitável barulho e reduzir a possibilidade deles acordarem em picos de som alto”, explicou Renée Shellhaas, pediatra da Universidade de Michigan e autora do trabalho.

A descoberta é importante, uma vez que na maioria dos casos a presença das mães em ambientes como esse não são autorizadas por ser uma área esterilizada.