Curso da "nova era chinesa" ensina como ser mulher, mãe e esposa "perfeita"
História, artes plásticas, etiqueta e maquiagem (na medida certa) são alguns dos conhecimentos que a faculdade Zhenjiang, na China, oferece para mulheres que querem ser apenas perfeitas.
Uma matéria do jornal americano “The Washington Post” revela que, apesar de se dizer um ensinamento “na nova era”, a ideia é criar melhores esposas e mães para os homens chineses.
Apesar da abertura econômica dos últimos anos, o Partido Comunista local não vê com bons olhos a luta por igualdade de gênero no país e vê mulheres “excessivamente” educadas como aquelas que não querem se casar ou ter filhos – o que desestabilizaria economicamente o país.
A única imprensa ocidental autorizada a visitar a Escola da Nova Era para mulheres, o jornal americano entrevistou algumas alunas e todas se revelaram satisfeitas com os “ensinamentos”.
“Quero ser um modelo para meus filhos, disse Duan Fengyan, de 21 anos. “Isso é uma nova era. A história está se movendo para uma direção melhor”, disse uma das coordenadoras do curso, Sheg Jie.
A ideia de voltar ao modelo “mulheres em casa, homens no trabalho” contraria algumas falas do presidente Xi Jinping, que se diz defensor das causas femininas. Além disso, o ativismo feminista e LGBT no país é frequentemente alvo de prisões e outras punições.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.