Amamentação durante provas de concursos públicos é aprovada na Câmara

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara aprovou na segunda-feira (4) o projeto de lei que dá direito a mães amamentarem seus filhos de até 6 "tenho uma pomeses durante provas para concursos públicos.
A proposta (PL 3220/15) que surgiu em 2015 estabelece regras para que a alimentação do bebê não prejudique nem a mãe nem outros candidatos no resultado da prova. Entre elas, autorização prévia para a amamentação e tempo determinado para cada mamada.
Veja também
- OMS e Unicef lançam guia com 10 passos sobre amamentação
- Marca lança primeiro sutiã de amamentação absorvente do mundo
- Mãe cria marca de camisetas com zíper invisível para facilitar amamentação
O PL sugere que as mães compareçam ao local do concurso com um acompanhante, que cuidará da criança enquanto a mãe faz a prova. Quando o bebê sentir vontade de mamar, ela vai a uma sala reservada e o amamenta.
Se aprovado o texto, as saídas para amamentação serão permitidas por até 30 minutos, com acompanhamento de um fiscal e intervalos de duas horas entre cada uma -- tempo que será compensado ao final da prova.
De acordo com a deputada Laura Carneiro (DEM-RJ), relatora da sessão, "a medida eliminará eventuais dúvidas sobre os moldes em que deve se dar a permissão [para amamentar] e certamente trará benefícios para a mãe e o lactente".
O texto já foi aprovado também nas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher e de Trabalho, de Administração e Serviço Público, mas ainda precisa ser aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania para valer na prática.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.