Topo

Barriga zero de ex-BBB grávida de seis meses abre o debate: normal ou não?

Helena Bertho

da Universa

29/05/2018 04h00

A ex-BBB Letícia Santiago, de 31 anos, postou um vídeo no domingo (27) onde aparece de biquíni e com a barriga chapada. Tudo OK se ela não estivesse grávida de seis meses do seu terceiro filho!

Logo que as imagens foram para o ar, os comentários críticos começaram. "Isso não é normal, não", escreveu uma seguidora. "Acho que o filho dela está sendo gerado na minha barriga", disse outra. Um polêmico debate sobre boa forma na gravidez começou ali.

Letícia garante que sua principal preocupação é a saúde da bebê, Luiza, e não a forma física. "Uso creme preventivo de estrias desde um mês atrás, quando notei que meu quadril alargou. Vou procurar, com urgência, um nutricionista para seguir uma dieta mais adequada e, se sobrar tempo, voltar aos exercícios. Vou viver a fase com tudo que ela tem direito, o que vale é a saúde do meu nenê.”

Apesar da desconfiança dos seguidores, a barriga pouco aparente na gravidez pode não ser um empecilho. "Não tem problema nenhum, contando que tenha acompanhamento com obstetra para garantir que o útero esteja crescendo e o bebê se desenvolvendo normalmente", explica a obstetra Desirée Encinas, da Casa Curumim.

Veja também:

Ué, mas o útero cresce e a barriga não? Isso é possível?

Sim. E os motivos podem estar nas próprias características do corpo da mulher ou na prática de exercícios.

O obstetra Alberto D´Áuria, da maternidade Pró Matre Paulista, explica: "Existem formações físicas que facilitam o não aparecimento da barriga evidente. Como as mulheres com abdome profundo. Elas têm um diâmetro posterior maior, uma conformação da coluna, que garante espaço para que o útero se encaixe dentro do abdome sem ir para fora".

Mulheres que praticam bastante exercício também têm mais chances de seguir com a barriga continue chapada na gravidez, mesmo no último trimestre. "O músculo que fica na frente do útero, com exercícios, fica muito tenso. Então isso dá a impressão de que o útero não está crescendo, mas lá atrás ele está sim", conta Desirée. Ela só ressalta que os exercícios devem ser feitos com acompanhamento profissional, pois existem restrições para grávidas.

Importante é o acompanhamento

O importante é que a mulher esteja se alimentando bem e fazendo acompanhamento para garantir, através dos exames, que o bebê está num desenvolvimento certo para o tempo de gestação.

No ano passado, quando a blogueira americana Sarah Stage exibiu seu abdome chapado aos seis meses de gestação, a mesma polêmica apareceu. No entanto, assim que o filho nasceu, ela fez questão de exibir fotos do menino saudável.